HELENA CORRÊA DE BARROS Fotografia, a minha viagem preferida
2018-10-18 2019-02-23
AML | Fotográfico

Fotografia, a minha viagem preferida

Helena Corrêa de Barros (1910-2000) foi uma fotógrafa amadora e uma viajante incansável, sempre acompanhada pela máquina fotográfica. As suas imagens revelam um olhar inovador através de diapositivos a cores e fotografias a preto e branco, algumas das quais apresentadas em exposições e concursos de fotografia, na década de 1950. ​

«Desde pequena que a fotografia foi para mim o passatempo mais agradável. Nunca fiz nenhuma viagem sem levar a máquina comigo e, muitas vezes, o prazer maior era o de poder tirar fotografias: se, por qualquer motivo, me não era possível fazê-lo, o passeio não tinha para mim o mesmo encanto. (...)»

Helena Corrêa de Barros

Exposição: 19 de outubro a 23 de fevereiro de 2019 | Atividades do serviço educativo

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma. 246 - 1100-394 Lisboa
Horário: segunda-feira a sábado das 10h00 às 19h00

ENTRADA LIVRE

Mala de cartão
...para as minhas viagens preferidas

O que é uma viagem? Como se viaja? A fotografia pode ser uma viagem? Na exposição de Helena Corrêa de Barros descobrimos fotografias de viagens tiradas perto e longe daqui.
E nós, também tiramos fotografias quando viajamos? O que fazemos com essas fotografias?
Aproveitamos a oportunidade de viajar através das fotografias desta artista para encher a nossa mala de cartão.

Público-alvo: pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Lotação: 1 turma
Duração: 60 minutos, a realizar de segunda a sexta-feira às 14h30

Visitas guiadas para o público adulto