Hikari (luz, light) ペドロ・メデイロス

002 © Pedro Medeiros, 武徳殿 京都 kyoto Butokuden, 2016
HIKARI (luz, light) ペドロ・メデイロス

Curadoria: Filipe Ribeiro

Entre 2015 e 2017, Pedro Medeiros viveu em Kyoto. Desde o início, mais do que fotografar no Japão, ou constituir um arquivo de imagens dessa experiência, o objetivo assumido por Pedro Medeiros foi o de produzir uma obra fotográfica, estabelecendo o preto e branco como linguagem estética.

A partir da reflexão sobre o quotidiano, não se ficou pelo olhar consentido na esfera pública e por sua coreografia de gestos e seu quadro normativo, procurou sempre penetrar num espaço mais intimo, insólito e mesmo proibido, onde a imagem que se intui e que se esconde é, por vezes, tão significativa como a imagem que se mostra e que é à superfície tal como se vê.

Num segundo momento, mais do que a tradicional ambiguidade entre o elemento documental e o elemento ficcional da fotografia, essa comunicação entre a fotografia exposta e o olhar de quem a observa está também presente, de uma forma muito subtil e irónica, nos trabalhos que Pedro Medeiros selecionou.

Sem comprometer a importância da sequenciação das imagens e a vertigem da velocidade convocada pelo Japão contemporâneo, que é apresentado sem tabus e sem impedimentos nem obstáculos, encontramos também um olhar profundo, demorado, que se detém com precisão sobre temas tão complexos como a memória e o lugar dos contextos patrimoniais, a solidão humana e as transformações provocadas pela tecnologia, num estilo de registo que adquire uma outra dimensão, centrando-se sobre o Japão milenar e os seus rituais quotidianos mais simbólicos.

Nestas fotografias vamos ao encontro de um diálogo entre espaço e tempo por vezes sobrepostos na mesma imagem, uma percepção que nos alerta que o passado e o presente continuam por ali aparentemente contra a corrente do tempo, mas não será também essa uma das seduções mais tentadoras do Japão?

No âmbito desta exposição, Pedro Medeiros lançou um livro com o mesmo nome, "Hikari", disponível para consulta na nossa sala de leitura e à venda em algumas livrarias do país.

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246 - 1100-394 Lisboa

Segunda a sábado, das 10h00 às 19h00
ENTRADA LIVRE

Exposição: 26 de julho a 28 de setembro
Visia guiada com Pedro Medeiros - 28 de setembro, 15h00
(mediante marcação prévia via telefone - 218 844 060 ou e-mail: arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt)

Informações: 218 844 060

Nasceu em Coimbra, Portugal, em Fevereiro de 1969.

Entre 1993 e 1999, foi membro do Centro de Estudos de Fotografia e dos Encontros de Fotografia de Coimbra, nos quais trabalhou com diversos fotógrafos, nomeadamente Paulo Nozolino e Joel-Peter Witkin.

Em 1997 ingressou na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, prosseguindo os seus estudos em Inglaterra no London College of Printing / London College of Communication (2000-2001).

Fotógrafo freelancer desde 1999. Expõe desde 1997, tendo apresentado a sua obra em Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos da América, Grécia, Ucrânia e Japão.

É autor de vários livros e monografias e está representado em diversas coleções públicas e privadas, nomeadamente, Ministério da Cultura/Centro Português de Fotografia; Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura/Centro Cultural Vila Flor; CAV - Centro de Artes Visuais/Encontros de Fotografia; CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra; Ministério da Justiça/Direção Geral dos Serviços Prisionais; Embaixada de Portugal no Japão; Universidade de Coimbra.

organizaçãoapoios / parcerias