Integrar pela arte - Este espaço que habito
2017-02-11 2017-03-25
AML | Fotográfico

O Movimento de Expressão Fotográfica – MEF desenvolveu entre 2014 e 2016 o projeto "Integrar pela Arte / Este Espaço Que Habito" em parceria com o Ministério da Justiça / Serviços de Justiça Juvenil e com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, integrado no programa PARTIS - Práticas Artísticas para Inclusão Social.

Foi realizado em seis Centros Educativos do país: no Centro Educativo da Bela Vista e Navarro de Paiva, ambos em Lisboa, no Centro Educativo Padre António Oliveira em Caxias, no Centro Educativo Santo António no Porto, no Centro Educativo do Mondego na Guarda e no Centro Educativo dos Olivais em Coimbra. Participaram neste projeto 172 jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento.

Nesta exposição apresentamos as imagens fotográficas produzidas durante as dez intervenções. Na dinamização deste projeto o MEF pretendeu contribuir para a aquisição de competências sociais e de expressão artística, e encontrou na imagem fotográfica a ferramenta potenciadora de desenvolvimento pessoal e de integração dos jovens envolvidos.

Em "Este Espaço Que Habito” os jovens participantes no projeto exploraram fotograficamente o espaço. A apreensão desse espaço foi promovida através da fotografia estenopeica, que possibilitou a vivência do "espaço onde habitam” de uma nova forma, refletida e estruturada.

Local: Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Morada: Rua da Palma, 246, 1100 – 394 Lisboa