Agenda

 
Jorge Guerra | Saudade de Pedra
2019-04-04 2019-06-29
AML | Fotográfico


Jorge Guerra


«É o povo que faz a fotografia de Jorge Guerra. A paisagem é humana, e a arquitectura, a das relações entre amigos, vizinhos ou transeuntes à solta. É fotografia de rua, mas sem carroças nem automóveis. A tónica está na forma como as pessoas se relacionam (ou não) umas com as outras. Há corpos solitários, mas também encontros e desencontros fortuitos, mendigos, vendedeiras e transacções ambulantes. Nos jardins e miradouros, acumulam-se os velhos reformados à espera que o tempo corra.»

Excerto do texto Corpos Urbanos de Jorge Calado

Jorge Guerra (Lisboa, 1936), nome incontornável na história da fotografia portuguesa e canadiana, apresenta no Arquivo Municipal de Lisboa-Fotográfico a exposição Saudade de Pedra constituída por 99 fotografias a preto e branco realizadas no final de 1966 e principio de 1967, numa passagem do autor por Lisboa, vindo de Londres.

Jorge Guerra definiu uma estratégia autoral que contemplou no ato fotográfico, o uso de uma máquina fotográfica de pequeno formato com uma teleobjetiva, que permitiu enquanto caminhava sozinho pelos jardins, miradouros, bairros populares, e junto ao Rio Tejo, fotografar as pessoas de longe sem que elas o vissem, sendo visível nas imagens a cidade, a água do rio e a luz de Lisboa.

Este valioso trabalho documental com imagens nostálgicas de Lisboa, refletem uma sensibilidade humanista, que possibilitaram um reconhecimento e contextualização do seu trabalho ao nível nacional e internacional.

Entrada livre
Inauguração: 4 de abril, 19h00
Exposição: de 5 de abril a 29 de junho

Rua da Palma, 246
Segunda a sábado, das 10h00 às 19h00

 

AGENDA