Lançamento do Livro Carmesim
2021-06-09 2021-06-09
Paços do Concelho, Lisboa

De modo a assinalar o Dia Internacional dos Arquivos que se assinala a 9 de junho, apresentamos em 2021 a transcrição do Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficiais da Câmara à nossa guarda, mais conhecido por "Livro Carmesim".

"O Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficiais da Câmara constitui o códice que nos dá o quadro mais completo da administração municipal dos séculos XVI a XVII. Vulgarmente designado por Livro Carmesim, devido à cor da sua encadernação, o códice chega á atualidade com um total 245 fólios nos quais se encontram registados 272 documentos, tendo como balizas temporais os anos de 1486 e 1795.

O conjunto engloba várias tipologias de documentos, dos quais se salientam os regimentos para a Câmara de Lisboa de D. Manuel I (1502), reformulados no reinado de Filipe I (1591) e, mais tarde, pelo de D. Pedro II (1671), cartas régias e alvarás de nomeação de presidentes e vereadores, determinações inerentes ao desempenho de outros ofícios camarários ou assentos da vereação sobre decisões relativas ao governo da cidade ou da própria Câmara.

A par da importância histórica, o Livro Carmesim destaca-se pelo interesse artístico da sua riquíssima encadernação e pelas duas iluminuras manuelinas que ilustram os regimentos de D. Manuel I datados de 1502."
Edite Alberto

LANÇAMENTO E APRESENTAÇÃO DO LIVRO
Paços do Concelho * Sala do Arquivo * 18h30

Isabel Corda (CML | Arquivo Municipal de Lisboa)

Introdução ao Livro Carmesim
Edite Alberto (CML; CHAM, NOVA FCSH)

Conferência "As reformas manuelinas e o poder local”
José Subtil (Universidade Autónoma de Lisboa)

Conferência "Lisboa quinhentista no «Livro dos Regimentos dos Vereadores e Oficiais da Câmara»”
Jorge Fonseca  CHAM - Centro de Humanidades (CHAM, NOVA FCSH)

Pode participar na sessão de forma presencial mediante marcação prévia através do e-mail arquivomunicipal@cm-lisboa.pt (lugares limitados à lotação da sala), ou através da transmissão on-line que irá decorrer em direto através do youtube.