Lisboa Natura 2020

Lisboa Natura 2020, primeiro festival ecovídeo de Lisboa

Integrado na iniciativa Lisboa Capital Verde Europeia 2020, o Arquivo Municipal de Lisboa, Videoteca organizou o primeiro Festival Ecovídeo de Lisboa, LISBOA NATURA 2020, nos dias 18, 19, 25 e 26 de setembro de 2020 na Estufa Fria. O objetivo deste festival foi o de promover a reflexão, discussão e disseminação de temáticas ambientais e animais especificamente relacionadas com a capital portuguesa.

Tomando a linguagem vídeo como suporte criativo, LISBOA NATURA 2020 foi uma proposta de leitura, registo e memória da Natureza na cidade de Lisboa, incentivando a documentação de realidades do mundo natural passado e presente mas também de novas paisagens, sentidos e conteúdos, possíveis ou idealizáveis.
As obras participantes irão constituir um Arquivo Ecovideográfico em plataforma digital da Câmara Municipal de Lisboa.

Dos cerca de 30 vídeos que responderam à chamada para vídeos que decorreu entre janeiro e maio de 2020, o júri selecionou os 18 que foram a concurso e que pode consultar aqui.

Os premiados desta primeira edição do Festival Ecovídeo Lisboa Natura, foram em "ex aequo" os filmes "Próxima paragem" de Florence (Weyne) Robert e "Sounds of silence" de Mohammed Boubezari. Foram ainda agraciados com menções honrosas os filmes "Stones on the path" de Diogo Pessoa de Andrade, "Indignação" de Mário Pereira, "MATA: Quinta das Conchas e dos Lilases" de Miguel Cortes Costa e "Manifestação Estudantil pelo clima - com os jovens" de Rita Brás e Inês Abreu.

Pode rever a sessão de abertura, o streaming dos vídeos a concurso e a sessão de encerramento na nossa página de youtube.

Os realizadores dos filmes vencedores do 1.º prémio receberam um prémio Colorfoto e Decathlon, patrocinadores da iniciativa.

As obras participantes irão constituir um Arquivo Ecovideográfico em plataforma digital da Câmara Municipal de Lisboa e ficarão disponíveis na plataforma Vimeo da Videoteca.

Está também disponível em acesso aberto o catálogo do Festival, composto por textos de Fernando Carrilho, Coordenador da Videoteca, de Ilda Teresa de Castro, Programadora do Festival, textos críticos dos membros do Júri - Ana Paula Craveiro, Inês Gil e Teresa Castro, assim como as biografias dos realizadores e sinopses dos filmes a concurso.