Pão, carne e água: memórias de Lisboa Medieval
2019-04-23 2019-07-26
Arquivo Nacional Torre do Tombo

Iluminura com a representação de uma refeição (pormenor)  António de Holanda (atribuído), Séc. XVI (c.1517-1551)  Livro de Horas dito de D. Manuel I; Calendário (mês de janeiro), ​Museu Nacional de Arte Antiga - Direção-Geral do Património Cultural / Arquivo de Documentação Fotográfica (DGPC/ADF)
A exposição "Pão, Carne e Água: Memórias de Lisboa Medieval" resulta de uma parceria entre o Arquivo Municipal de Lisboa e o Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH) e tem como objetivo dar a conhecer o rico património documental sobre a Idade Média, conservado pela Câmara Municipal, partindo de um projeto de investigação dotado de uma forte componente científica de pesquisa e levantamento de documentação sobre o tema. A exposição pretende recuperar quotidianos associados ao abastecimento alimentar da cidade de Lisboa medieval tendo como protagonistas o pão, a carne e a água.

A exposição que conta com a coordenação científica da Professora Doutora Amélia Aguiar Andrade (IEM-NOVA FCSH) e do Doutor Mário Farelo (IEM-NOVA FCSH), apresenta com vários documentos do Arquivo Municipal de Lisboa, assim como peças do Museu de Lisboa, do Castelo de São Jorge e do Centro de Arqueologia de Lisboa, do Museu de Metrologia, do Archivo Real y General de Navarra, e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, nomeadamente o pergaminho recentemente adquirido por esta instituição via OLX.
Poderão ainda ser vistas réplicas de imagens cedidas pela Biblioteca Nacional de Portugal, Biblioteca Nacional de Espanha, Museu de Arte Antiga e pela Biblioteca da Universidade de Leiden.

O percurso expositivo está plasmado num catálogo científico ilustrado lançado a 30 de maio, que apoiar o visitante na descoberta da exposição e permanecerá como testemunho documental. Este é composto por textos científicos de enquadramento dos diferentes núcleos e subnúcleos sobre o abastecimento da Lisboa medieval de pão, carne e água, pela reprodução fotográfica das peças expostas e a sua descrição sumária.

Estão agendadas diversas visitas guiadas para os dias 17 e 25 de junho, sujeitas a marcação prévia.
ENTRADA LIVRE

Alameda da Universidade, Edifício Torre do Tombo, 1649-010, Lisboa

Horário
Até dia 15 de julho - segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h30 | sábados das 9h30 às 12h30. Encerra domingos e feriados.
A partir de 15 de julho - segunda a sexta-feira das 9h30 às 17h30. Encerra sábados, domingos e feriados.

24 abril a de 26 julho de 2019

Visitas guiadas (com marcação prévia): 17 junho, 12h00 e 13h30 * 25 junho, 15h00 ESGOTADO

Informações e marcações
 +351 213 807 150/4 | arquivomunicipal@cm-lisboa.pt