Paperworks (See/Sea)
2021-09-30 2022-01-28

PT

Brännskär (airy evening) from the series Paperworks (See/Sea) 2013 Pigment print 11,5 cm x 16 cm image 70 cm x 70 cm frames with passepartoutPaperworks é uma investigação em progresso cujo tema é a luz. Tudo começou com uma folha A4 dobrada e com a série Sea / See. Fotografia rudimentar, a dobra no papel torna-se a linha do horizonte de uma desconhecida e longínqua paisagem marinha. O papel é o meu observatório da luz do sol e uma porta de entrada para um outro mundo.
As imagens são feitas com uma folha A4 branca dobrada, colocada sob luz direta do sol em diferentes horários do dia e do ano. Ao olhar a imagem com alguma distância, é possível ver uma linha do horizonte. Ao olhar mais de perto, fica claro que há algo de estranho na imagem. O horizonte parece ser uma dobra numa folha de papel, as cores são reflexos da luz do sol numa superfície branca; um pouco de informação que permite ao olho ver algo mais do que antes.

A exposição abre ao público a 30 de setembro e fica patente até 28 de janeiro de 2022, seguindo todas as normas da Direção Geral da Saúde.

Biografia

Maija Annikki Savolainen é uma artista visual que trabalha com fotografia, texto, pedras e plantas verdes. Obteve o seu 'Master of Arts' em Fotografia pela Aalto University em 2014. Com formação em biologia, o seu trabalho tende a combinar ciências naturais e arte de uma forma distinta. Gestos fotográficos e tecnologias de comunicação induzidas pela luz estão no centro de suas práticas. Os seus trabalhos foram amplamente expostos na Finlândia e no estrangeiro, mais recentemente na plataforma 'Transeurope' do Museu de Fotografia de Helsínquia e Atenas. Publicou uma monografia com o título 'Quando o senso de pertencer está vinculado a um sistema de movimento' em 2014 por Kehrer Verlag. Para além dos eu próprios trabalhos, tem participado em vários projetos coletivos: One Picture Manifesto, Kinship photo, Trojan Horse Summer School e Maanantai-coletivo.

Rua da Palma, 246, 1100-394 Lisboa
Abertura: 30 de setembro, 16h00. A exposição pode ser visitada neste dia até às 22h00.

De 01 de outubro de 2021 a 28 de janeiro de 2022
Horário: Segunda a sexta, das 10h00 às 18h00, encerra aos sábados, domingos e feriado

+ informações: (+351) 218 844 060 ou arquivomunicipal@cm-lisboa.pt
Atividades Serviço Educativo: com marcação prévia
ENTRADA LIVRE

EN

Paperworks is an ongoing investigation on light. It started with a folded A4 sheet and the series Sea/See. rough photography, the fold on paper becomes a horizon line of an unidentified seascape far away. Paper is my observatory of sunlight and a gateway to another world.
The images are made with a folded, white A4 sheet placed in direct sunlight at different times of the day and year. When looking at the picture at a distance, one might see a horizon line. When taking a closer look, it becomes clear that there is something strange about the view. The horizon appears to be a fold on a sheet of paper, the colors are reflections of sunlight on the white surface; a little bit of information makes the eye see something else than before.

The exhibition opens to the public on September 30 and runs until January 22, 2022, following all the rules of the General Directorate of Health.

Biography

Maija Annikki Savolainen is a visual artist working with photography, text, stones, and green plants. She gained her Master of Arts in Photography from Aalto University in 2014. With a background studying biology, her work tends to combine natural sciences and art in a distinctive way. Photographic gestures and light-induced communication technologies are at the core of her practices. Her works have been on exhibition widely in Finland and abroad, most recently in the Transeurope-platform in Museum of Photography in Helsinki and Athens. She has published a monograph with the title When the Sense of Belonging is Bound to a System of Movement in 2014 by Kehrer Verlag. Alongside her own practice she has been working in various collaborations: One Picture Manifesto, Kinship photo, Trojan Horse Summer School, and Maanantai-collective.

Rua da Palma, 246, 1100-394 Lisboa
Opening: September 30, 4:00 pm. The exhibition can be visited on this day until 22:00.
From 01 october 2021 to 28 january 2022
Opening hours: monday to friday, from 10:00 am to 6:00 pm, closed on saturdays, sundays and holidays
+ information: (+351) 218 ​​844 060 or arquivomunicipal@cm-lisboa.pt
Activities Educational Service: by appointment