Agenda

 
Ponto de vista | Projeto coletivo
2017-11-16 2017-12-30
AML | Fotográfico

Ponto de Vista

[Instantâneas Transparências] Ana Antunes e Neiva Vieira
[O que decidimos guardar] Helena Amaral
[Monólogos ilustrados suspensos no tempo] Luísa Neves
[Anarquivo] Skarlath Batista

Desde 2011, o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico tem vindo a convidar escolas vocacionadas para o ensino da fotografia que partem da premissa ARQUIVO para desenvolver um projeto anual com os alunos finalistas, ao qual intitulámos Ponto de Vista.

A proposta de trabalho tem sido desenvolvida com imagens do acervo da Instituição, como no caso da ETIC, em 2011, com a exposição Dar-lhe a Volta, bem como com imagens impressas nos processos fotográficos do século XIX, integradas no plano de estudos do curso da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, apresentadas na exposição Impressões II, em 2012. Em 2014, com a presença da Escola Artística António Arroio tivemos a exposição Diferença e Semelhança, com propostas sobre o conceito de Arquivo e agora com o Instituto Português de Fotografia voltámos a apresentar um conjunto de projetos finais em torno do conceito.

O trabalho com o Instituto Português de Fotografia foi iniciado em 2015 com a professora Luísa Baeta e desenvolvido com o professor Luís Aniceto, concluído em 2017 e representado por um conjunto de quatro projetos finais.

Desta parceria surgiram propostas de experimentação com o suporte fotossensível que abordam os limites da interpretação, questionando os suportes fotográficos como o caso do trabalho de Ana Antunes e Neiva Vieira que subvertem o material para questionar a leveza da imagem, parecendo um espectro ou de Skarlath Batista, num encontro de imagens a preto e branco, no qual surgem surpreendentes abordagens, quase em conflito visual.

Luísa Neves apropria-se de imagens para reinventar um discurso próprio que questiona a coleção privada e reposiciona o espetador da fotografia e Helena Amaral apresenta um arquivo geológico sedimentado num novo discurso visual.

Perante o conjunto exposto, o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico pretende cativar novos públicos e quem se importa e contribui para o discurso visual fotográfico num processo dialogante com a instituição.

Paula Figueiredo Cunca
Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Rua da Palma, 246
Horário: segunda-feira a sábado, das 10h00 às 19h00
ENTRADA LIVRE
 

AGENDA