Arquitetura I

Levar a pensar e a descobrir os modos pelos quais o cinema não só retrata, mas reinventa Lisboa, é o mote dos ciclos de visionamento comentado promovidos pelo Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca em parceria com o Arquiteturas Film Festival e que vão decorrer todas as quartas-feiras do próximo mês de maio na Videoteca, a partir das 18h30.
Este primeiro ciclo das Topografias Imaginárias aborda o encontro entre o cinema e a arquitetura, e irá centrar-se no comentário aos filmes Crónica dos Bons Malandros, Três Palmeiras, O Estado das Coisas e Ruínas.

Em cada sessão haverá três convidados que são desafiados a comentar o filme a partir de cenas concretas que selecionaram e que serão projetadas durante a conversa. Após esta conversa, será projetado o filme completo no pequeno auditório da Videoteca, e em simultâneo, estão disponíveis nos postos individuais de visionamento outros filmes associados ao filme comentado, e que permitem continuar a conversa sobre a sua relação com a Arquitetura.

O ciclo de visionamentos comentados inicia-se a 6 de maio, com A Crónica dos Bons Malandros de Fernando Lopes, comentado por Maria João Seixas, José Manuel Fernandes e Paulo Cunha. No dia 13 de maio, o realizador João Botelho irá comentar o seu filme Três Palmeiras juntamente com Manuel Graça Dias e João Rosmaninho. O Estado das Coisas, de Wim Wenders, será o tema central do ciclo do dia 29, e será comentado por Filipa Rosário, Luís Miguel Oliveira e Rui Mendes. Para finalizar esta primeira edição das Topografias Imaginárias, Manuel Mozos, Luís Santiago Baptista e Paulo Catrica irão comentar o filme Ruínas, de Manuel Mozos.

Cartaz | Folheto

Arquiteturas