TRAÇA . Madragoa
2017-10-13 2017-10-15
Madragoa

Traça Madragoa

Após a primeira edição em 2015, a TRAÇA - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, conta este ano com a colaboração do  Alkantara e vai decorrer de 13 a 15 de outubro no Bairro da Madragoa.

Com entrada livre* (limitada à lotação dos espaços) e ao longo de três dias, há conversas, performances, encontros e percursos com moradores e projeções de filmes de família dos habitantes da Madragoa e da restante cidade, comentadas pelos seus autores ou outros convidados, nomeadamente Maria Filomena Molder e Daniel Jonas.

No centro da segunda edição da TRAÇA está o encontro entre performance e o cinema, e o cinema amador e familiar em especial. Neste contexto, são apresentadas performances originais que Alex Cassal, Isabel Abreu, Jorge Silva Melo & Miguel Aguiar, Raquel André, Sofia Dias & Vítor Roriz, Sofia Dinger criaram a partir deste arquivo de filmes de família. Com eles descobriremos até que ponto a criação, e o mecanismo de apropriação que lhe está sempre inerente quando o que está em causa são as memórias (fílmicas) dos outros, dá continuidade ao processo de escrita da (também sua) história.

Desenvolvida sob dois pilares fundamentais: o território, e a história da sua habitação e o arquivo, cujos limites procura expandir, a TRAÇA tem o objetivo principal de contrapor uma outra história à história oficial da cidade, construída com as imagens e memórias privadas dos seus habitantes, aproximando os lisboetas da construção da memória da cidade.

Distribuído por diversos espaços da Madragoa, o programa realiza-se nos seguintes locais:
De destacar também a Tracinha, momento em que são mostrados dois filmes desenvolvidos pelos alunos de três turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo da Escola Básica nº 72 de Lisboa, no âmbito de uma oficina de imagem e som, que teve como objetivo fazer cruzar o cinema, a memória e o território, resultado do contacto que os alunos tiveram com os vídeos de família do Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca, e da descoberta e observação do bairro da Madragoa.

Consulte ainda a lotação de cada iniciativa ou descarregue o programa e acompanhe de perto a atividade desta Mostra na página de Facebook da Traça.

Pode ainda consultar e imprimir o mapa de localização das atividades.

Ponto de encontro
Centro Comunitário da Madragoa - Rua da Esperança, 49 (a partir das 15h00)

Telef. 218 170 433 / e-mail: videoteca@cm-lisboa.pt

Entrada gratuita. Levantamento de senha 30 minutos antes do início da  sessão no local, no limite dos lugares disponíveis. Máximo 2 senhas  por pessoa.

Em parceria com

Alkantara  Cultura  DGArtes