Agenda

 
Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares
2016-11-06 2016-11-06
Espaço Alkantara

  • Projeção do filme Save Project… de José Filipe Costa
  • Projeção da coleção de filmes da família de Teresa Braz, uma das coleções com que o realizador trabalhou
  • Conversa entre o realizador José Filipe Costa e Teresa Braz, um encontro inédito e muito especial: Teresa Braz verá pela primeira vez os seus filmes integrados em Save Project… e José Filipe Costa conhecerá a protagonista dos filmes que utilizou.
Save Project…. | 9’ | 2015
de José Filipe Costa

Duas pessoas – um homem e uma mulher – em frente ao ecrã do computador. Imagens de origem desconhecida passam na linha de montagem. Os dois comentam o que vêem. Encontram recorrências e relações entre as pessoas que aparecem – estarão nas imagens ou na cabeça de quem vê? Save Project… é um filme sobre o aparecimento da ficção.

Participação de Paula Diogo e Pedro Lacerda
Produção: AML-Videoteca
Filmes da família Maria Teresa Braz

Coleção de filmes da família de Maria Teresa Braz feitos pelo pai, Dionísio dos Reis Vasques, durante as décadas de 50 e 60 (formatos 8mm e 16mm; p/b e cores; sem som).
Seguimos o percurso desta família desde a construção da casa de campo na Malveira - onde mais tarde, na sua adolescência, Teresa reunia frequentemente os amigos que dançavam ao som de Françoise Hardy, e onde o pai filmou a história do Capuchinho Vermelho dramatizada pela família e amigos.
Anos antes, em Lisboa, Dionísio registou o desfile e a saudação de despedida à rainha de Inglaterra, na Avenida da Liberdade, aquando da sua visita oficial em fevereiro de 1957. Recentemente localizada, Maria Teresa Braz confrontará agora, pela primeira vez, as imagens da sua família no uso que José Filipe Costa lhes deu em Save Project


Ver programa completo | Acompanhe o nosso evento no Facebook

Parceria

Alkantara





 
 

AGENDA