Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares
2015-10-10 2015-10-11
Rua do Recolhimento, Bairro do Castelo, Lisboa

A Traça - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares tem como objetivo dar a conhecer alguns dos filmes amadores, caseiros, oriundos de arquivos familiares, feitos na cidade de Lisboa ou por lisboetas. São filmes misteriosos, muitos deles de origem incerta, muito puros e diretos, que permitem acompanhar, através de histórias íntimas, a história da cidade ou do país.
Mapa de localização das iniciativasA primeira edição da TRAÇA é uma co-organização com o Festival Condomínio – Festival de Cultura Local em Espaços Habitacionais, terá lugar nos dias 10 e 11 de outubro em vários locais do Bairro do Castelo

Durante estes dias será possível ver e conversar com convidados de outros arquivos prestigiados da área e com os realizadores que estão a remontar alguns dos filmes de família na coleção do Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca: Catarina Alves Costa, Edgar Pêra, Jorge Cramez, José Filipe Costa, Manuel Mozos, Margarida Cardoso, Margarida Leitão e Susana Nobre.

O programa inclui a projeção dos filmes de família que estiveram na origem das curtas-metragens destes realizadores, e outros, e inclui também a apresentação de alguns projetos, desde arquivos, a trabalhos de artistas, que lidam com arquivos íntimos, não apenas cinematográficos.

Em paralelo irão decorrer atividades complementares como a Tracinha, exposição do Laboratório de Imagem e Som, dos alunos de 1.º e 2.º ano da EB 1 Castelo, e a oficina de projeção, gratuita, onde os participantes irão aprender a projetar as suas películas. Esta oficina culminará numa sessão pública, onde os participantes irão projetar e comentar os seus filmes.

O programa desta mostra, inclui ainda mesas-redondas e a apresentação de projetos de investigadores ou artistas que estão a trabalhar sobre arquivos íntimos e familiares.
Uma parte importante e especial deste programa foi construída com os próprios moradores do Bairro do Castelo: através das suas memórias será iniciado o mapa imaginário e comum de Lisboa, que a TRAÇA vai construir a cada ano.

Consulte ou descarregue o programa e acompanhe de perto a atividade desta Mostra na página de Facebook da Traça.

Pode ainda consultar o calendário e respetivos horários e localização, bem como o mapa de localização das atividades e o caderno de apoio à iniciativa.

Co-organizador

Festival Condomínio