Traça

O Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca dedica-se, para além das atividades de produção e programação, à recolha, inventariação e divulgação das imagens em movimento feitas na e sobre a cidade de Lisboa.
Nesse contexto organiza, desde 2015, uma Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, com a qual pretende dar a conhecer alguns dos filmes amadores, caseiros, privados, feitos na cidade de Lisboa ou por lisboetas.
São filmes misteriosos, muitos deles de origem incerta, muito puros e diretos, que permitem acompanhar, através de histórias íntimas, a história da cidade ou do país.

A primeira edição teve lugar nos dias 10 e 11 de outubro de 2015 em vários locais do Bairro do Castelo.

A segunda edição terá lugar em 2017, no entanto ainda em 2016 damos continuidade ao trabalho iniciado no primeira edição e promovemos diversas iniciativas que reforçam o trabalho feito com a comunidade.

Neste âmbito a Traça regressou ao Bairro do Castelo a 28 de maio com o objetivo de descobrir a história dos seus moradores, contada na primeira pessoa.
A Casa da Achada e o Grupo Desportivo do Castelo foram os parceiros desta iniciativa, que incluiu uma subida ao Bairro do Castelo com quem lá vive(u), uma apresentação de um mapa imaginário, construído com as pessoas do bairro, e uma conversa aberta sobre o presente deste típico bairro lisboeta.

A recolha de filmes de arquivos familiares é permanente e os mesmos, além de poderem ser vistos no âmbito da TRAÇA, estão disponíveis para consulta e estudo no Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca.

Spot de divulgação