Traça

O Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca dedica-se, para além das atividades de produção e programação, à recolha, inventariação e divulgação das imagens em movimento feitas na e sobre a cidade de Lisboa.
Nesse contexto organiza, desde 2015, uma Mostra de Filmes de Arquivos Familiares, com a qual pretende dar a conhecer alguns dos filmes amadores, caseiros, privados, feitos na cidade de Lisboa ou por lisboetas.
São filmes misteriosos, muitos deles de origem incerta, muito puros e diretos, que permitem acompanhar, através de histórias íntimas, a história da cidade ou do país.

A primeira edição teve lugar nos dias 10 e 11 de outubro de 2015 em vários locais do Bairro do Castelo.

A segunda edição tem lugar em 2017, apesar do trabalho iniciado no primeira edição ter tido continuidade ainda em 2016, com a devolução dos resultados deste trabalho à comunidade, reforçando o trabalho feito com eles.
Foi nesse âmbito a Traça regressou ao Bairro do Castelo a 28 de maio com o objetivo de descobrir a história dos seus moradores, contada na primeira pessoa.

A recolha de filmes de arquivos familiares é permanente e os mesmos, além de poderem ser vistos no âmbito da TRAÇA, estão disponíveis para consulta e estudo no Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca.