TRAÇA Marvila / Alvalade . 2020

 
 
 

Paralítico de filme
A próxima edição da TRAÇA – Mostra de Filmes de Arquivos Familiares acontecerá em 2020 num percurso entre Marvila e Alvalade. Ao contrário de edições anteriores para as quais a Mostra se instalou num território específico e delimitado de Lisboa para aí auscultar e expor as relações que se estabelecem entre a cidade e os arquivos daqueles que a habitam, nesta próxima edição o centro será instável, móvel, e um dos temas a trabalhar será inevitavelmente a deslocação. A 3ª edição da TRAÇA será assim organizada num mapa desenhado pelos percursos históricos mas também quotidianos que ligam as populações das freguesias de Marvila e Alvalade.

À semelhança de edições anteriores, a TRAÇA será também espaço de abertura do arquivo à criação artística. Assim, para esta 3ª edição, o arquivo será aberto a uma curadora, Maria do Mar Fazenda, convidada a conceber uma exposição a partir do contato entre o arquivo de filmes de família e o percurso territorial da edição.

Como preâmbulo, em Outubro de 2019 foram lançadas e discutidas as linhas orientadoras desta edição, em que se continuará a trabalhar relações que se estabelecem entre a cidade e os arquivos daqueles que a habitam.




AGENDA