Agenda

 
VENTURA TERRA, ARQUITETO
2017-07-14 2017-10-21
Torreão Poente | Praça do Comércio

Miguel Ventura Terra (1866-1919), figura incontornável no contexto da arquitetura portuguesa, está profundamente ligado à cidade de Lisboa. Quando regressa a Portugal em 1896 com o diploma de Arquiteto de 1ª Classe do Governo francês, começa a intervir numa cidade em expansão e transformação com vista à sua modernização e embelezamento. 
A sua produção arquitetónica, concentrada na zona de Lisboa e no Norte do país, é vasta, diversificada e reveladora da especial atenção dada à integração urbana dos edifícios, à sua execução, à relação entre os aspetos estruturais e decorativos, à organização funcional e à racionalidade dos seus interiores. Como urbanista, ao pensar e intervir na cidade, manifestou sempre a preocupação em qualificar o espaço público criando condições para a sua fruição.
Dedicado à família, amigo dos mais destacados intelectuais e artistas do seu tempo, republicano convicto, vereador do município de Lisboa, cidadão interventivo, arquiteto por vocação, Ventura Terra, falecido prematuramente, teve um papel determinante no ver, pensar e fazer Arquitetura em Portugal no início do século XX. É esse imenso legado que esta exposição pretende dar a conhecer à cidade de Lisboa que, em continuidade, se renova. 



Torreão Poente | Praça do Comércio 
Praça do Comércio, 2 - Lisboa

14 de julho a 21 de outubro | terça a sábado, 11h00-18h00 (encerra aos domingos, segundas e feriados)




 

AGENDA