Agenda

 
(We are) the ghostly others de Camille Aboudaram | a imagem contextualizada
2015-05-12 2015-06-12
Arquivo Municipal Lisboa | Fotográfico

 

Esta série é um auto-retrato através destas 21 pessoas do meu círculo social.

"Misturamo-nos na multidão, podemos espelhar-nos no outro, estamos no mesmo caminho mas somos diferentes. Estamos todos no mesmo lugar” disse Sara.

Quem somos nós? Somos indivíduos na margem da sociedade - não fora. Não somos extremos, flagrantemente recusando o nosso mundo contemporâneo. Ainda estamos dentro. Somos discretos, impercetíveis, não procurando marcar posição, mas utilizando os nossos talentos e habilidades para atingir os nossos objetivos na vida.

Somos pontos de interrogação massivos, potenciais fracassos, segundo o critério da nossa cultura. Há uma qualidade sábia em nós. Fundamentalmente percebemos a sociedade e a vida contemporânea, sabendo como utilizá-la para o nosso benefício. Encontramos maneiras de sobreviver sem nos trairmos a nós próprios nem aos nossos valores. No entanto nunca sabemos o que o futuro vai trazer. Temos planos vagos, idealistas mas sempre abertos a novas oportunidades.

Sabemos que o caminho a seguir não é fácil, que nada é garantido, mas temos a vontade e a força de prossegui-lo.

Somos individuos ambiciosos, embora não no sentido clássico do termo. Podemos ser considerados como "zés-ninguém”, fantasmas seguindo o nosso caminho, as nossas aspirações, ideais e normas.

Decidi individualizar os meus modelos, isolando-os em imagens fotografadas no mesmo ambiente neutro, reunindo-os numa única série. A mesma poltrona de couro, no mesmo canto do quarto, com luz e parede branca. Criei sombras fortes e tentei esconder partes das suas caras. Queria que eles parecessem incapturáveis, fugitivos, transparentes.

Cortei caras, braços ou ombros, porque nunca estão totalmente presentes. Tirei-lhes tudo, deixei-os só com o nome e um número. Mantêm os seus sonhos, incertezas e presenças fantasmagóricas.

Camille Aboudaram

Folha de sala

 

AGENDA