Notícias do Arquivo | Dezembro 2017

 
 
 


Lisboa Medieval
Lisboa Medieval
Cadernos do Arquivo Municipal nº 8

Durante o mês de dezembro será disponibilizado on-line o oitavo número da nossa revista científica Cadernos do Arquivo Municipal. Este número tem como tema Lisboa Medieval, e conta com a coordenação da Professora Amélia Aguiar Andrade e do Dr. Mário Farelo.

A história da Lisboa medieval beneficiou nas últimas décadas de uma importante renovação historiográfica materializada em teses de doutoramento e dissertações de mestrado, no aumento de encontros científicos de diversa índole (workshops, seminários, colóquios e congressos) e da produção científica, como da própria consciencialização institucional para a importância e divulgação da história relativa à Lixboa medieva.

No âmbito do projeto científico desenvolvido pelo Arquivo Municipal de Lisboa com a coordenação do Instituto de Estudos Medievais, tendo como objetivo valorizar a documentação medieval conservada pelo nosso arquivo, o número 8 dos Cadernos do Arquivo Municipal constitui um excelente ensejo para dar conta dessa renovação e da investigação existente sobre a Lisboa no período medieval, baseada no nosso espólio.



Implosões, contruções e demolições
Catálogo disponível

O catálogo da exposição Implosões, construções e demolições já está disponível. Pode ser adquirido em qualquer um dos nossos equipamentos (até final de dezembro com 20% de desconto).

A exposição propôs uma reflexão sobre as vivências e memórias relativamente à cidade de Lisboa, na ótica de ações tão transformadoras como a construção, demolição e o desmantelamento de edifícios e outras estruturas da urbe.

Esta publicação é acompanhada de um CD que regista a instalação sonora, da autoria de Fernando Fadigas, que foi concebida especificamente para a exposição, bem como a locução das memórias descritiva e justificativa do projeto para a construção de uma sala de espectáculos na Praça Duque de Saldanha (1944) e do pedido para a demolição do Teatro Monumental (1982).


A terminar...
Projeto coletivo e Elenco, retratos e cenas teatrais

No final do ano encerram as exposições Projeto Coletivo, uma parceria do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico com o
Instituto Português de Fotografia (IPF), e o ciclo dedicado à fotografia de cena, que decorreu ao longo do ano no âmbito do projeto [ANTE]câmara.

O Projeto Coletivo apresenta trabalhos da autoria de quatro finalistas do Curso Profissional de Fotografia e reflete diferentes modos discursivos da prática fotográfica, propondo formas de leitura sobre a preponderância do arquivo e da memória nas suas variadas implicações interpretativas, sejam elas do foro pessoal e transmissível, sejam do âmbito do esquecimento e da ausência.

A ANTE[câmara], Elenco, retratos e cenas teatrais traz a público uma pequena seleção de imagens com a qual se pretende mostrar alguns contributos fotográficos alusivos ao ambiente teatral em Lisboa, em épocas diferenciadas, e evidenciar atitudes na representação, palcos e espaços, alguns já desaparecidos.

Arquivo Municipal de Lisboa Rua da Palma, 246
Até 30 de dezembro | segunda a sábado das 10h00 às 19h00
Entrada livre

Compêndio de observações fotográficas - Luz e Cegueira
Exposição de Valter Ventura
AML | Fotográfico
Sinfonia de Neptuno
Exposição de Luís Quinta
AML | Fotográfico


SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal

Recebeu esta mensagem porque o seu endereço de e-mail consta da nossa base de dados. De acordo com Decreto-Lei n.º7/2004, poderá solicitar a remoção do seu endereço através do nosso e-mail, indicando a palavra REMOVER.

AGENDA