Notícias do Arquivo | Fevereiro 2018

 
 
 
Sinfonia de Neptuno

Documento do mês
Carnaval

O Arquivo Municipal de Lisboa detém no seu acervo inúmeros documentos de valor inestimável para o estudo da história da cidade e do país.

A partir de fevereiro iremos retomar a rubrica Documento do Mês, através da qual destacaremos um documento do Arquivo, acompanhado da respetiva contextualização. Esta rubrica ajudará a aprofundar o conhecimento sobre o nosso acervo e lançará pistas para conteúdos, já disponíveis na nossa base de dados.






Cooperação
Projeto Rossio


O Arquivo Municipal de Lisboa procura fomentar o estabelecimento de relações de cooperação com entidades externas públicas ou privadas, de âmbito nacional ou internacional, com o objectivo de promover o património documental que mantém sob guarda, apresentando novos olhares e abordagens sobre a cidade e potenciando o tratamento, conservação e disseminação do seu acervo. O projeto Rossio - Ciências Sociais, Artes e Humanidades que este mês destacamos, materializa esta vertente estratégica do AML na área das parcerias.

Trata-se de um consórcio com financiamento aprovado pela Comissão Directiva do Programa Operacional Regional de Lisboa, na componente FEDER promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em parceria com um conjunto de entidades públicas ou privadas: Universidade Nova de Lisboa, Cinemateca Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian, Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Direção Geral do Património Cultural e Teatro Nacional de D. Maria.


Sinfonia de Neptuno

Sinfonia de Neptuno
Visita guiada com Luís Quinta

O fotógrafo Luís Quinta apresenta no Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico, a exposição Sinfonia de Neptuno, uma seleção de imagens imprevisíveis captadas na frente atlântica de Almada. No âmbito desta exposição patente até 21 de abril, irá decorrer uma visita guiada pelo autor no próximo dia 22 de fevereiro.

Para além desta visita com Luís Quinta, é possível agendar visitas para grupos organizados, as quais podem incluir atividades do serviço educativo.
As visitas têm entrada livre, mas estão sujeitas a marcação prévia.

AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
22 de fevereiro, 18h30
Marcação prévia: arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt | Telefone: 218 844 060
Entrada e participação livre




compêndio de observações fotográficas
luz e cegueira
Valter Ventura

No âmbito da exposição compêndio de observações fotográficas - luz e cegueira, é possível agendar visitas guiadas para grupos organizados.

Valter Ventura apresenta o seu mais recente trabalho para o qual, a luz (do flash, da explosão…) tem um lugar privilegiado para a reflexão da natureza fotográfica e para a explanação de dicotomias entre claridade / escuridão e o arquivo material / imaterial. Sujeito a marcação prévia.


AML | Fotográfico Rua da Palma, 246
1 de março, 18h00 - com Sofia Castro
23 de março, 18h00 - com Valter Ventura
Marcação prévia: arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt | Telefone: 218 844 060
Entrada e participação livre
Imagem contextualizada
Maria Miguel, Catarina Santos, Joana Ramos
Compêndio de observações fotográficas - luz e cegueira
Visitas guiadas com Sofia Castro e Valter Ventura


SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal


Recebeu esta mensagem porque o seu endereço de e-mail consta da nossa base de dados. De acordo com Decreto-Lei n.º7/2004, poderá solicitar a remoção do seu endereço através do nosso e-mail, indicando a palavra REMOVER.

AGENDA