Notícias do Arquivo | Novembro 2017

 
 
 

Feira do Livro de Fotografia de Lisboa
Lisbon's Photobook Fair

Pelo terceiro ano consecutivo, o Arquivo Municipal de Lisboa|Fotográfico, irá receber a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

O visitante poderá encontrar ao longo dos três dias um mercado de fotolivros, livros de autor, maquetas (dummies), editores independentes, livrarias, visitar exposições e participar em conversas, apresentações e workshops. A organização, atenta também aos mais pequenos, irá promover atividades para crianças.

A 8.ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa é uma organização dos Novos Suspeitos em parceria com o Arquivo Municipal de Lisboa.

Arquivo Municipal de Lisboa Rua da Palma, 246
24, 25 e 26 de novembro | PROGRAMA
Entrada livre

Projeto coletivo
Ponto de vista

A exposição Projeto Coletivo que inaugura a 16 de novembro, pelas 18h30, resulta de uma parceria do Arquivo Municipal de Lisboa|Fotográfico com o Instituto Português de Fotografia, procurando sinergias de criação através do compromisso institucional.

Com este tipo de colaborações criam-se pontes entre a formação de novos fotógrafos e o espaço público expositivo, e dá-se continuidade ao debate sobre a imagem fotográfica e as suas múltiplas propostas.

Os trabalhos agora apresentados são da autoria de quatro finalistas do Curso Profissional de Fotografia e refletem sobre diferentes modos discursivos da prática fotográfica, propondo formas de leitura sobre a preponderância do arquivo e da memória nas suas variadas implicações interpretativas, sejam elas do foro pessoal e transmissível, sejam do âmbito do esquecimento e da ausência.

Arquivo Municipal de Lisboa Rua da Palma, 246
17 de novembro a 30 de dezembro | segunda a sábado das 10h00 às 19h00
Entrada livre


Implosões, construções e demolições[Ponte sobre o Tejo] Helena Corrêa de Barros, 1965-08-14
Lançamento do catálogo

Termina a 18 de novembro a exposição Implosões, Construções e Demolições.

Esta mostra trouxe a público uma seleção de imagens provenientes do acervo do AML | Fotográfico, focada na construção, demolição e implosão de edifícios e outras estruturas em Lisboa, em diferentes épocas, e pelo olhar de fotógrafos como Wenceslau Cifka, José Bárcia, Eduardo Portugal, Paulo Catrica, Pedro Letria, entre outros.

Para encerrar esta mostra será editado um catálogo, que poderá ser adquirido nos nossos equipamentos.

Arquivo Municipal de Lisboa Rua da Palma, 246
Entrada Livre



Call for papers

Cadernos do Arquivo Municipal
A Lisboa ausente

Encontra-se aberto o período de aceitação de propostas de novos artigos para os próximos números da revista científica Cadernos do Arquivo Municipal.

O número 9 será dedicado a "A Lisboa ausente: da memória do património desaparecido aos projetos utópicos para a cidade" e conta com a coordenação científica de Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara e Teresa Campos Coelho.

Os Cadernos do Arquivo Municipal têm por objetivo divulgar a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

Data limite de entrega: 31 de janeiro de 2018Saber mais

 

 
Cadernos do Arquivo Municipal
Lançamento do Nº 8 | Lisboa Medieval


SítioFacebookEndereço electrónico
Câmara Municipal Lisboa | Direção Municipal Cultura | Departamento Património Cultural | Divisão Arquivo Municipal

Recebeu esta mensagem porque o seu endereço de e-mail consta da nossa base de dados. De acordo com Decreto-Lei n.º7/2004, poderá solicitar a remoção do seu endereço através do nosso e-mail, indicando a palavra REMOVER.

AGENDA