O Peru e o contexto ibero-americano

 
 
 
O Peru e o contexto ibero-americano

Durante a 8ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa irão ser destacadas edições de fotolivros e fotozines ibero-americanas, com especial enfoque no Peru, que é o país convidado da edição deste ano.
A par da mostra de fotolivros peruanos e de forma a criar maior proximidade com este contexto editorial, a organização da Feira em conjunto com o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico reuniram esforços para facilitar a vinda de algumas personalidades que têm vindo a destacar-se nesse contexto, como artistas, professores, curadores, editores que irão participar em conversas e debates a decorrer durante o evento.
Espera-se assim a presença de Fernando Fujimoto e de Musuk Nolte, artistas e co-editores da KWY Editorial.
Roberto Huarcaya, artista e professor de fotografia, editor da revista CDI do Centro de la Imagen de Lima y de Sueño de la Razón, uma revista latino-americana de fotografia, co-director da Bienal de Fotografia de Lima e de Lima Photo.

De Argentina, espera-se a Julieta Escardó, fotógrafa, editora, gestora cultural e docente de fotografia contemporânea. Dirige a FELIFA, Feria de Libros de Fotos de Autor, que terá a 16º edição este ano em Buenos Aires, e já realizou 14 edições em diversas cidades da América
Latina. Directora de la Editorial La Luminosa e faz parte da equipa editorial da revista Sueño de La Razón.

Vindo de Espanha, Olmo Gónzalez, artista, editor e co-responsável da Fiebre Photobook de Madrid irá abordar as relações transatlânticas relacionadas com o contexto ibero-americano e do estado actual da edição de fotolivro na Espanha. Ambos irão viajar para Lisboa com o apoio da Iberia.
Estamos certos que os convidados deste ano irão certamente contribuir para enriquecer a nossa descoberta e compreensão do contexto ibero-americano e peruano, em particular.

O Peru e as suas especificidades não deixam, porém, de se inscrever no contexto transnacional cada vez mais dinâmico, com uma renovada geração de autores e projectos ligados à fotografia.
Com isto em atenção, e em acordo com o projecto da Feira, a produção editorial peruana encontrar-se-à contextualizada dentro da sua geografia e dentro da produção fotográfica e editorial específica da América Latina.


AGENDA