Exposição de Fotolivros Ibero-Americanos

 
 
 
Exposição de Fotolivros Ibero-Americanos

         

O Peru e as suas especificidades não deixam, porém, de se inscrever no contexto transnacional cada vez mais dinâmico, com uma renovada geração de autores e projectos ligados à fotografia.Com isto em atenção, e em acordo com o projecto da Feira, a produção editorial peruana encontrar-se-à contextualizada dentro da sua geografia e dentro da produção fotográfica e editorial específica da América Latina.

Neste sentido foi criada de forma colaborativa, a Exposição de Fotolivros Ibero-Americanos, resultando de uma convocatória internacional, que registou a participação de mais de 140 autores e cerca de 15 editoras. Este projeto colaborativo deverá juntar cerca de 150 livros oriundos de 13 país ibero-americanos, Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, que apresentará uma selecção da produção actual no domínio da edição dedicada à fotografia ibero-americana e desta forma revelar ao público português, e não só, a qualidade e originalidade das produções oriundas de diversos países da América Latina de língua espanhola e portuguesa, na qual será contemplada igualmente a vizinha Espanha e obviamente Portugal.
Após a Feira, esta exposição irá itinerar por Madrid na Fiebre Photobook e em A Estrada, na Galiza na Dispara Xestión Cultural.

Na 8.ª edição, será dada continuidade a algumas das iniciativas implementadas em anos anteriores e que certamente continuarão a alimentar o interesse e a satisfação do público e dos participantes.

A importante colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa, favorece esse encontro em torno do livro de fotografia e lembra, a cada um dos amantes da fotografia, a relevância cultural deste espaço, evidenciando uma vez mais, que o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico é a única instituição pública na capital integralmente dedicada à fotografia.


AGENDA