Participação dos autores

 
 
 



A consolidação das atividades dedicadas aos Autores e respetivos projetos de edição estarão no centro das preocupações da Feira.
O átrio do Arquivo receberá a exposição das Maquetas/Dummies. Esta mostra tem despertado ano após ano um interesse crescente, tanto junto dos Autores como da comunidade de leitores.
Com esta exposição pretende-se favorecer a criatividade editorial no domínio do fotolivro e permitir, em alguns casos, o encontro de parcerias facilitando a sua concretização.Na sala de leitura do Arquivo e durante dois dias, diversos Autores ou Coletivos de Autores, irão apresentar os seus projetos fotográficos individuais.
Na sala destinada ao Mercado de Fotolivros a bancada principal será dedicada aos Autores, utilizada enquanto espaço coletivo destinado à promoção das auto-edições.



Exposição das Maquetas (dummies)

O átrio do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, na rua da Palma, será o espaço de apresentação das Maquetas (dummies).
Nesta área da Feira encontrar-se-ão projetos na sua fase primordial de construção dando a conhecer ao público os potenciais e futuros fotolivros, podendo ainda vir a suscitar discussão e reflexão sobre os mesmos, inclusive reacender a organização e estruturação de conteúdos em alguns livros já editados.
Consideramos esta exposição extremamente importante, na medida em que vem reforçar a capacidade de transmissão do trabalho editorial autoral e potencialmente despertar a curiosidade e a vontade de criação de novos objetos-livro.
Devemos salientar que em edições anteriores do evento, pontualmente, a apresentação das maquetas atraiu o interesse dos editores e livreiros, o que constitui uma oportunidade única para os autores de projetos de livros de fotografia de divulgação do seu trabalho artístico e por acréscimo gerar interesse a nível profissional.




Espaço expositivo e de venda, onde os autores poderão apresentar os seus livros ao público, alargar a sua rede de contactos e vender as suas publicações. Este espaço estará situado no recinto do "Mercado de Fotolivros”, junto dos expositores profissionais na sala principal do Arquivo.
A nossa equipa assegurará o acompanhamento e a mediação à volta das auto-edições, sempre que possível com a desejada ajuda e presença dos próprios autores.







Neste contexto, os autores poderão realizar apresentações dos seus projetos de edição, quer se encontrem ainda em fase de desenvolvimento, quer já estejam concluídos. Estas apresentações terão lugar na Sala de Leitura do Arquivo, onde beneficiarão de apoio logístico incluindo um projetor.
Cada apresentação terá uma duração máxima de 30 minutos e a realizar de forma consecutiva. Iremos ter 6 apresentações de projetos autoriais.


AGENDA