Encontra-se aberto o período de aceitação de propostas de novos artigos para os próximos números da revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL. Esta revista tem por objetivo divulgar a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

Número 9
Tema: A Lisboa ausente: da memória do património desaparecido aos projetos utópicos para a cidade

"A cidade é por definição um organismo vivo e em constante mutação. A sua história constrói-se de sonhos, conquistas e perdas, pelo que é também uma história de identidade. Conhecer a história das cidades é também compreender este passado ausente.
Partindo desta reflexão, e com base na documentação do acervo histórico do Arquivo Municipal de Lisboa, pretende-se neste número temático, através de um "tempo longo”, problematizar a ideia de cidade enquanto lugar social e objeto civilizacional, convidando todos os interessados por este tema a apresentar artigos que possam fazer incursões no imaginário de Lisboa, evocando uma cidade material já desaparecida ou uma cidade imaginada em diferentes momentos históricos e, como tal, uma história de intenções, de propósitos e de projetos de criação para uma capital, que se transmitiram numa presença real na memória da arquitetura da cidade.”

Coordenação científica:
Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara | Universidade Aberta / UAb | CHAIA – Universidade de Évora / UE
Teresa Campos Coelho | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / FCSH – Universidade Nova de Lisboa / UNL

Número 10
Tema: A escrita e os atos: estudos de Paleografia e Diplomática municipais

Coordenação científica: Armando Luís de Carvalho Homem | Faculdade de Letras / FL – Universidade do Porto / UP

Data limite de entrega: 30 de junho de 2018

Os artigos serão sujeitos a dupla revisão científica, em regime de anonimato, por elementos de uma comissão externa de avaliadores.

Telefone: 213807100/1 | Email: am.cadernos@cm-lisboa.pt

CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL is currently seeking new articles for its forthcoming issues. The aim of this journal is to disseminate the documentation housed at the Lisbon Municipal Archive.

Issue Nº 9
The absent Lisbon: from the memory of its disappeared heritage to the Utopian projects planned for the city

"A city is, by definition, a living and constantly changing organism. Its history is built on dreams, conquests and losses, so that it is also the history of its identity. Getting to know the history of cities is also a way of understanding this absent past. Based on this reflection and on the historical documentation kept at the Lisbon Municipal Archive, this issue of the journal is intended to be thematic in nature. Covering an extended period of time, it will problematise the idea of the city as a social place and as an object of civilisation, inviting all those interested in this theme to submit articles that investigate the imaginary of Lisbon, evoking a material city that has now disappeared or a city imagined at different historical moments and, as such, revealing a history of intentions, aims and projects for the creation of a capital, conveyed through its real presence in the memory of the city’s architecture.”

Scientific coordination:

Submission deadline: 31 January 2018

Issue Nº10
The writing and the charters: studies on late medieval and early modern Paleography and Diplomatics in Lisbon

Scientific coordination: Armando Luís de Carvalho Homem | Faculdade de Letras / FL – Universidade do Porto / UP

Submission deadline: 30 June 2018

The articles will be double peer reviewed anonymously by members of an external committee of reviewers.​

Phone: 213807100/1 | Email: am.cadernos@cm-lisboa.pt