Call for papers 10

Os Cadernos do Arquivo Municipal integram os seguintes repositórios:

SCIELODOAJLATINDEX
SHERPAROMEO

Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para os próximos números da revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL. Esta revista tem por objetivo divulgar a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

Tema: A escrita e os atos: estudos de Paleografia e Diplomática municipais

Coordenação científica: Armando Luís de Carvalho Homem | Faculdade de Letras / FL – Universidade do Porto / UP

Ciências de incidência histórica, ou ciências e técnicas historiográficas, estas áreas vêm tendo entre nós um cultivo inferior ao que seria de esperar, maugrado a existência de membros portugueses no Comité Internacional de Paleografia Latina e na Comissão Internacional de Diplomática, e do ensino respetivo, incluindo ao nível de mestrado e de investigações doutorais, em pelo menos cinco universidades do nosso país. Assim se lança a iniciativa de um número temático da revista Cadernos do Arquivo Municipal, tendo em conta as escritas patentes nos atos medievais e modernos do Arquivo Municipal de Lisboa e as várias diplomáticas especiais aí também detetáveis. Pretende-se ultrapassar a estrita diplomática municipal, atendendo a que domínios como o régio, o notarial, o judicial, o eclesiástico e até o parlamentar aí podem também estar representados.

Questões e domínios a explorar: Paleografia e História da Escrita: em torno da tipologia das escritas portuguesas (sécs. XIII-XVIII); Diplomáticas especiais: régia - legislação e chancelaria; Notarial; Municipal ou Urbana; Judicial; Episcopal e Colegial; Monástica; Uma Diplomática parlamentar?

Data limite de entrega: 31 de julho de 2018

Os artigos serão sujeitos a dupla revisão científica, em regime de anonimato, por elementos de uma comissão externa de avaliadores.
A reprodução dos documentos do Arquivo Municipal de Lisboa​ necessários à elaboração dos artigos será facultada gratuitamente.

Telefone: 213807100/1 | Email: am.cadernos@cm-lisboa.pt

Tema:  O Hospital Real de Todos-os-Santos: a saúde e a cidade na Época Moderna

Coordenação científica:
Edite Martins Alberto, Núcleo de Estudos do Património | DPC | DMC | CML; CHAM | FCSH | Universidade NOVA de Lisboa
Rodrigo Banha da Silva, Centro de Arqueologia de Lisboa  | DPC | DMC | CML; CHAM e Departamento de História | FCSH | Universidade NOVA de Lisboa

Data limite de entrega: 31 de janeiro de 2019

The call is now open for the proposal of new papers for the forthcoming numbers of the academic journal CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL. The aim of this journal is to disseminate and publicise the documentation housed at the Lisbon Municipal Archive.

Number 10
Theme: Writing and Deeds: Municipal Palaeography and Diplomatic Studies

Scientific coordination: Armando Luís de Carvalho Homem | Faculdade de Letras / FL – Universidade do Porto / UP

Historical sciences, or historiographical sciences and techniques, are areas that have received less attention in Portugal than might have been expected, despite the presence of Portuguese members on the International Committee of Latin Palaeography and the Commission Internationale de Diplomatique, and the respective teaching of these subjects in at least five universities in this country, including at the Master’s Degree and PhD level. The initiative has thus been taken to publish a thematic issue of the journal Cadernos do Arquivo Municipal, taking into account the writings that are to be found in the medieval and modern deeds of the Lisbon Municipal Archive and the various special diplomatics that can also be detected therein. The aim is to go beyond the strict confines of municipal diplomatics, in view of the fact that other fields may also be found represented in the archive, such as royal, notarial, judicial, ecclesiastical and even parliamentary diplomatics.

Questions and areas to be explored: Palaeography and the History of Writing: in particular the typology of Portuguese writings (13th-18th centuries); Special Diplomatics: royal legislation and chancellery deeds; notarial deeds; municipal or urban deeds; judicial deeds; episcopal and collegial deeds; monastic deeds; a parliamentary diplomatics?

Deadline for submission: 31 July 2018

Papers will be submitted to a double-blind peer review, conducted by members of an external evaluation committee.
Reproduction of the records from the Lisbon Municipal Archive that are necessary for the preparation of papers will be provided free of charge.

Phone: 213807100/1 | Email: am.cadernos@cm-lisboa.pt

Number 11
Theme: The Hospital Real de Todos-os-Santos (Royal Hospital of All Saints): the health care and the city in the Early Modern Age

Scientific coordination:
Rodrigo Banha da Silva, Centro de Arqueologia de Lisboa | DPC | DMC | CML; CHAM e Departamento de História | FCSH | Universidade NOVA de Lisboa​

Deadline for submission: 31 January 2019