Call for papers

CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL

Os Cadernos do Arquivo Municipal integram os seguintes repositórios:

SCIELODOAJLATINDEX
SHERPAROMEO

Espanhol

Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/MNV/000361

CHAMADA PARA ARTIGOS

Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para o próximo número da revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL. Esta revista tem por objetivo divulgar a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

Número 11
Tema: O Hospital Real de Todos-os-Santos: a saúde e a cidade na Época Moderna

Coordenação científica:
Edite Martins Alberto, Núcleo de Estudos do Património | DPC | DMC | CML; CHAM | FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Rodrigo Banha da Silva , Centro de Arqueologia de Lisboa | DPC | DMC | CML; CHAM e Departamento de História | FCSH, Universidade NOVA de Lisboa​

Projetado de acordo com os ideais da Modernidade, o Hospital Real de Todos-Os-Santos foi o mais importante edifício público civil de Lisboa, um complexo que emergiu paulatinamente como plataforma giratória de saberes no contexto da expansão portuguesa, mas também uma das mais poderosas instituições da cidade.
Explorando a documentação do Arquivo Municipal de Lisboa, pretende-se revisitar as relações do Hospital Grande com a cidade, a gestão da saúde e os vários poderes ali sediados, complementando o conhecimento disponível com investigação atual. O número pretende abordar a saúde na cidade em Época Moderna tendo o Hospital Real de Todos-Os-Santos como seu fulcro, nas suas múltiplas dimensões institucional, económica, médico-terapêutica, assistencial, urbana, artística e arqueológica.

Data limite de entrega: 31 de janeiro de 2019

Os artigos serão sujeitos a dupla revisão científica, em regime de anonimato, por elementos de uma comissão externa de avaliadores.
A reprodução dos documentos do Arquivo Municipal de Lisboa​ necessários à elaboração dos artigos será facultada gratuitamente.

Telefone: 213807100/1 | Email: am.cadernos@cm-lisboa.pt

CALL FOR PAPERS

The call is now open for the proposal of new papers for the forthcoming number of the academic journal CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL. The aim of this journal is to disseminate and publicise the documentation housed at the Lisbon Municipal Archive.

Number 11
Theme: The Hospital Real de Todos-os-Santos ("Royal Hospital of All Saints”): the health care and the city in the Early Modern Age

Scientific coordination:
Edite Martins Alberto, Núcleo de Estudos do Património | DPC | DMC | CML; CHAM | FCSH | Universidade NOVA de Lisboa
Rodrigo Banha da Silva, Centro de Arqueologia de Lisboa | DPC | DMC | CML; CHAM e Departamento de História | FCSH | Universidade NOVA de Lisboa​

Planned according to the ideals of Renaissance, Hospital Real de Todos-os-Santos ("Royal Hospital of All Saints”) was the most important civil public building of Lisbon, emerging gradually as a knowledge platform in the context of the Portuguese overseas expansion, as well as one of the most powerful institutions in the city.
Exploring the records of the Arquivo Municipal de Lisboa, the aim is to reassess the relations between the Hospital Grande (the Great Hospital) and the city, the health care management and the different powers based in the institution, complementing available knowledge with new and updated research. Taking the Hospital Real de Todos-os-Santos as its main focus, this issue intends to approach the health in the city during the Early Modern Age in its multiple dimensions: institutional, economic, medical-therapeutic, caring responsibilities, urban, artistic and archaeological.

Deadline for submission: 31 January 2019

Papers will be submitted to a double-blind peer review, conducted by members of an external evaluation committee.
Reproduction of the records from the Lisbon Municipal Archive necessary for the preparation of papers will be provided free of charge.

Phone: +351 213807100/1 | Email: am.cadernos@cm-lisboa.pt

Espanhol

RECEPCIÓN DE ARTICULOS

Se encuentra abierto el período de aceptación de propuestas de nuevos artículos para lo próximo número de la revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL. Esta revista tiene como objetivo difundir la documentación del Arquivo Municipal de Lisboa.

Número 11
Tema: El Hospital Real de Todos-os-Santos: la salud y la ciudad en la Edad Moderna

Coordinación científica:
Rodrigo Banha da Silva , Centro de Arqueologia de Lisboa | DPC | DMC | CML; CHAM e Departamento de História | FCSH | Universidade NOVA de Lisboa

Diseñado en conformidad con los ideales del Renacimiento, el Hospital Real de Todos-os-Santos fue el más importante complejo público civil de Lisboa, desarrollándose como centro de conocimientos en el contexto de la expansión portuguesa, además de una de las más poderosas instituciones de la ciudad.
Explorando la documentación del Arquivo Municipal de Lisboa, se quiere revisitar las relaciones del Hospital Grande con la ciudad, la gestión de la salud y los diversos poderes que allí tuvieran su sede, intentando ampliar el conocimiento disponible. Haciendo uso del Hospital Real de Todos-os-Santos como su principal objeto, el número de la revista desea afrontar los temas de la salud en Lisboa en la Edad Moderna, en sus múltiples dimensiones: institucional, económica, médico-terapéutica, asistencial, urbana, artística y arqueológica.

Fecha limite de entrega: 31 de enero de 2019

Los artículos estarán sujetos a doble revisión científica, en régimen de anonimato, por elementos de una comisión externa de evaluadores.
La reproducción de los documentos del Arquivo Municipal de Lisboa necesarios para la elaboración de artículos se entregará gratuitamente.

Teléfono: +351 213807100/1 | Email: am.cadernos@cm-lisboa.pt