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CHAMADA PARA ARTIGOS | CALL FOR PAPERS

Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para o próximo número da revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL.


Número 18
Dossier Temático:
Artes de Educar: Emergência e Edificação do Paradigma Escolar Moderno (Meados do Século XVIII - Primeiro Quartel do Século XX)

Coordenação científica:
Jorge Ramos do Ó (IE-ULisboa), Carlota Boto (FE-USP)

Este número visa mapear, identificando-os na sua própria proveniência histórica, um conjunto amplo de instituições públicas, experiências pioneiras e discursos pedagógicos inovadores que estiveram na génese e consolidação de uma intenção educativa explícita a partir da Era Moderna e que, no caso português e a partir do Estado, se desenvolve com a expulsão dos jesuítas e sob o efeito do grande terramoto de Lisboa, cujo impacto foi amplamente visível em todo o Ocidente.

Trata-se, por um lado, de tornar presentes vários diagnósticos, instrumentos e soluções que tornaram o ensino um domínio secular, tutelado, coordenado e regulado pelos governos nacionais. O modelo escolar moderno impôs a estandardização e a unificação de programas, de métodos e de atividades de ensino através de instituições que passaram a funcionar pela primeira vez em rede desde o ensino das primeiras letras. Devolve-nos a presença de uma oferta educativa diversificada, mas sempre estruturada por graus e níveis e cujos planos curriculares se foram abrindo paulatinamente a disciplinas e conteúdos os mais diversificados. Caminhar-se-ia da instrução para a educação.

Trata-se, por outro lado, de reconhecer que o novo campo educativo se tornou crescentemente permeável à presença de experts os mais variados. Estes fizeram da educação e da pedagogia um território privilegiado de análise e intervenção, tendente a delimitar e a normalizar uma nova categoria social, a do sujeito escolar. Por esta via, e em nome da educação integral do aluno, se legitimou um investimento disciplinar sem precedentes, incidindo simultaneamente sobre a inteligência, o corpo e a sensibilidade individual. A produção de um tipo de cidadão ativo, empreendedor e autodisciplinado, exigia que os conhecimentos, os comportamentos e os próprios desejos dos alunos se tornassem não apenas compatíveis entre si quanto, sobretudo, altamente alinhados com os interesses do Estado Moderno.

Procura-se, com esta edição dos Cadernos do Arquivo Municipal e a partir de investigações específicas, contribuir para a inteligibilidade de toda uma operação civilizacional que foi articulando, de modo crescentemente eficaz e substantivo, as esferas do poder com as do saber.

Linhas temáticas:
- Primeiras reformas de estatização do ensino.
- Reforma e integração unificada dos regimes e métodos de ensino.
- Aparição de aulas de primeiras letras, liceus, conservatórios, colégios e universidades.
- Teorias da arte de educar e ciência pedagógica. A expertise médico-psicopedagógica.
- Esfera familiar e esfera escolar. Escolaridade obrigatória. A transformação da criança em escolar. Educação integral.
- Nas margens - a educação da mulher, a educação nobre, a reeducação da criança perigosa.
- Novos edifícios, mobiliários e equipamentos escolares. Arquitetura, higiene pedagogia e poder.
- Novos territórios. Ensino das artes. Ensino Infantil.
- Cultura escolar e nacionalização da herança patrimonial.

Data limite de entrega: 31 de dezembro de 2021

Os artigos serão sujeitos a dupla revisão científica, em regime de anonimato, por elementos de uma comissão externa de avaliadores.
A reprodução dos documentos do Arquivo Municipal de Lisboa necessários à elaboração dos artigos será facultada gratuitamente.
Para mais informações, contactar am.cadernos@cm-lisboa.pt



 


English version


CALL FOR PAPERS

The call is now open for the proposal of new papers for the forthcoming number of the academic journal CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL.

Number 18
Thematic Dossier:
Arts of Educating: The Emergence and Construction of the Modern Schooling Paradigm (Mid-20th Century – First Quarter of the 20th Century)

Scientific Coordination:
Jorge Ramos do Ó (IE-ULisboa), Carlota Boto (FE-USP)


This issue seeks to map a wide range of public institutions, pioneering experiences and innovative pedagogic discourses that informed and consolidated an explicit educational impulse at the tail end of the Early Modern Period. In Portugal, where this intent is entangled with the reinforcement of the State, the historical roots of the modern schooling paradigm can be traced back to the expulsion of the Jesuits and the effects of the Great Lisbon Earthquake, whose impact and influence extended across the Western world.

On the one hand, the goal is to highlight diagnoses, instruments and solutions that contributed to making education a secular domain to be safeguarded, coordinated, and regulated by national governments. The modern school model imposed the standardization and unification of curricula, methods and teaching activities through several institutions that, for the first time, began operating as a network from the elementary level onward. While encompassing a wide diversity of educational institutions, this model was integrated and organized into degrees and levels, with curricular plans that have gradually extended to a variety of contents and disciplines. This would mark a momentous shift from instruction to education.

On the other hand, this issue aims to emphasize the educational field’s increasing permeability to a wide array of scientific expertise. For these specialists, education and pedagogy became privileged areas of analysis and intervention, enabling the delimitation and normalization of a new social category, the school subject. By this means, and on behalf of the integral education of students, an unprecedented and simultaneous disciplinary investment in the potentialities of intelligence, the body and individual sensitivity was thus legitimized. The fabrication of a type of active, enterprising, and self-disciplined citizen required not only that student knowledge, behaviour and desires become mutually compatible, but also – and primarily – fully aligned with the interests of the modern State.

This issue of Cadernos do Arquivo Municipal seeks to contribute with its specific inquiries to an understanding of a wide-ranging civilizational endeavour that has never ceased to connect – in increasingly efficient and substantial ways – the spheres of power and knowledge.

Thematic guidelines:
- The first state reforms in education.
- Reform and unified integration of teaching programs and methods.
- The advent of primary and secondary schools, conservatories, and universities.
- Theories on the art of educating and pedagogical science. Medical and psycho-pedagogical expertise.
- The family circle and the school sphere. Compulsory education. Transforming the child into school subject. Integral education.
- On the margins – women’s education, aristocratic education, reeducating the dangerous child.
- New buildings, furniture, and school equipment. Architecture, hygiene, pedagogy, and power.
- New territories. Arts education. Childhood education.
- School culture and the nationalization of historical and cultural heritage.


Deadline for submission: 31 December 2021

Papers will be submitted to a double-blind peer review, conducted by members of an external evaluation committee.
Reproduction of the records from the Lisbon Municipal Archive necessary for the preparation of papers will be provided free of charge.
For further information, please contact am.cadernos@cm-lisboa.pt





Espanhol


RECEPCIÓN DE ARTÍCULOS

Se encuentra abierto el período de aceptación de propuestas de nuevos artículos para lo próximo número de la revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL.

Número 18
Dossier Temático:
Artes de Educar: Surgimiento y Construcción del Paradigma de la Escuela Moderna (mediados del siglo XVIII - primera Cuarto del siglo XX).

Coordinación científica:
Jorge Ramos do Ó (IE-ULisboa), Carlota Boto (FE-USP)

Este número pretende cartografiar una gran variedad de instituciones públicas, experiencias pioneras y discursos pedagógicos innovadores que informaron y consolidaron un impulso educativo explícito a finales de la Época Moderna. En Portugal, donde esta intención está ligada al refuerzo del Estado, las raíces históricas del paradigma de la escolarización moderna se remontan a la expulsión de los jesuitas y los efectos del gran terremoto de Lisboa, cuyo impacto y influencia se extendió por todo el mundo occidental.

Por un lado, se trata de hacer presentes diversos diagnósticos, instrumentos y soluciones que hicieron de la educación un ámbito secular, tutelado, coordinado y regulado por los gobiernos nacionales. El modelo de la escuela moderna impuso la estandarización y la unificación de los programas, los métodos y las actividades de enseñanza a través de instituciones que, por primera vez, funcionaban en red desde la enseñanza de las primeras letras. Nos devuelve la presencia de una oferta educativa diversificada pero siempre estructurada por grados y niveles y cuyos planes curriculares se fueron abriendo a las materias y contenidos más diversificados. Pasaríamos de la instrucción a la educación.

Por otro lado, se trata de reconocer que el nuevo campo educativo se hizo cada vez más permeable a la presencia de los más variados expertos. Estos han hecho de la educación y la pedagogía un territorio privilegiado de análisis e intervención, tendiendo a delimitar y normalizar una nueva categoría social, la del sujeto escolar. De este modo, y en nombre de la educación integral del alumno, se legitimó una inversión disciplinar sin precedentes, centrada simultáneamente en la inteligencia, el cuerpo y la sensibilidad individual. La producción de un tipo de ciudadano activo, emprendedor y auto disciplinado exigía que los conocimientos, el comportamiento y los propios deseos de los alumnos fueran no sólo compatibles entre sí sino, sobre todo, muy alineados con los intereses del Estado Moderno.

Con esta edición de Cadernos do Arquivo Municipal, y a partir de una investigación específica, pretendemos contribuir a la inteligibilidad de toda una operación civilizatoria que fue articulando, de forma cada vez más efectiva y sustantiva, las esferas del poder con las del saber.

Líneas temáticas:
- Primeras reformas de nacionalización de la educación.
- Reforma e integración unificada de los regímenes y métodos de enseñanza.
- Aparición de clases de primeras letras, institutos, conservatorios, colegios y universidades.
- Teorías del arte de la educación y de la ciencia pedagógica. La experiencia médico-psicopedagógica.
- Esferas familiar y escolar. La escolarización obligatoria. La transformación del niño en un erudito. Educación integral.
- En los márgenes - la educación de las mujeres, la educación noble, la reeducación del niño peligroso.
- Nuevos edificios, mobiliario y equipamiento escolar. Arquitectura, higiene, pedagogía y poder.
- Nuevos territorios. Enseñanza de las artes. Educación infantil. - Cultura escolar y nacionalización del patrimonio.


Fecha limite de entrega: 31 de deciembre de 2021

Los artículos estarán sujetos a doble revisión científica, en régimen de anonimato, por elementos de una comisión externa de evaluadores.
La reproducción de los documentos del Archivo Municipal de Lisboa necesarios para la elaboración de artículos se entregará gratuitamente.
Para más información contactar am.cadernos@cm-lisboa.pt

 


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