Agosto 2016

Ponte 25 de Abril - 50 Anos

Descrição: Planta da avenida da Ponte ou viaduto de Alcântara, acessos e saídas, localização dos respetivos pilares                      e indicação dos lotes e proprietários expropriados.
Data: 1957 - 1962
Código de referênciaPT/AMLSB/CMLSB/UROB/EV/1746; Página 1

Depois de quase um século de propostas para construção de uma ponte que ligasse Lisboa à margem sul, em 6 de agosto de 1966 foi inaugurada a Ponte 25 de Abril, na data batizada de Ponte Salazar.

Esta complexa obra de engenharia, adjudicada ao consórcio United States Steel Export Company, Morisson Knudsen Company, Inc., Eng. D. B. Steinman, American Bridge Division of U. S. steel Corp., Tudor Engineering Co., SOREFAME e COMPADECA, foi iniciada em 5 de novembro de 1962.

O projeto da Ponte sobre o Tejo em Lisboa e Seus Acessos, assim designado oficialmente, compreendeu a construção da ponte suspensa sobre o rio e do grande viaduto sobre a zona urbana de Alcântara, com o comprimento de 3222,75 m e a construção de 22 km de acessos rodoviários nas margens norte e sul, entre eles 15 km de autoestrada e de 32 estruturas de betão armado.

Por conseguinte, a sua inserção no domínio territorial do município levou a vários procedimentos da Câmara Municipal de Lisboa num inevitável processo de expropriações, indemnizações, compra de terrenos, construção de bairros para realojamento de famílias expropriadas, demolições, construção de acessos e infraestruturas, etc.

Da vasta produção de documentos inerentes a este processo, à guarda no Arquivo Municipal de Lisboa, resultou o documento em destaque integrado na exposição 50 Anos Ponte 25 de Abril memórias em arquivo, promovida pelo Arquivo, patente ao público no CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, de 5 de agosto a 27 de outubro de 2016. Desta exposição, onde estão inseridas duas conferências sobre o tema da Ponte 25 de Abril nos dias 20 e 27 de outubro, consta uma seleção de fotografias, plantas e projetos que nos dão uma imagem concreta da diversidade de documentos resultantes da intervenção da Câmara Municipal de Lisboa no projeto de construção da Ponte.

Encontre mais documentos fazendo pesquisa em sala de leitura  na base de dados do Arquivo utilizando as palavras-chave: Ponte 25 de Abril, Bairro do Relógio, Inauguração da Ponte 25 de Abril, Ponte Salazar, Ponte sobre o Tejo

Leia mais sobre este assunto:

COSTA, F. Ramos da - A ponte sobre o Tejo. [S.l.: s.n.] 1927 ( Lisboa: -- Tip. da Cadeia Nacional).

OLIVEIRA, Eduardo Arantes e - Ponte sobre o Tejo em Lisboa. Lisboa: Min. das Obras Públicas, 1959.

PORTO, António Carlos Coelho de Vasconcelos - Ponte sobre o Rio Tejo de 840 metros em 14 tramos. [S.l.]: Impr. Nacional, 1901.

PORTUGAL. Junta Autónoma de Estradas - Ponte sobre o Tejo em Lisboa: bodas de prata, 6 de Agosto de 1966-6 de Agosto de 1991. Lisboa: J.A.E.-Direcção dos Serviços Gerais, 1991.

PORTUGAL. Ministério das Obras Públicas. Gabinete da Ponte sobre o Tejo – A ponte Salazar. 2ª ed. Lisboa : MOPGPST, 1992.

PORTUGAL. Ministério do Equipamento, Planeamento e da Administração do Território  - A ponte 25 de Abril: construção da 2a fase - instalação do caminho de ferro. Lisboa : Rede Ferroviária Nacional, 1999.

RODRIGUES, Luís Ferreira – A ponte inevitável: A história da ponte25 de abril. Lisboa: Guerra e Paz, 2016. ISBN 978-989-702-194-7