Dezembro 2016

Editora: Hazan
Data: 1992
Cota: FOT AUT ATG

Tendo em conta a exposição "Lisboa uma grande surpresa”, a decorrer no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico até 31 de dezembro, destacamos um dos mais importantes fotógrafos da mesma época, que tal como os autores desta exposição fotografou a cidade de Paris, com técnicas semelhantes e no mesmo período, fixando a memória da cidade em cerca de 10 mil imagens de que a obra "Paris" é talvez o exemplar mais representativo.

Jean Eugène Auguste Atget nasceu em Libourne, perto de Bordéus, França, (1857-1927). Ficou órfão com sete anos de idade tendo sido criado por um tio. Durante a juventude teve várias ocupações. Foi marinheiro, mas em 1879 estudou arte dramática no conservatório de Paris e em 1881 juntou-se a uma companhia de teatro que atuava nos arredores da cidade. Em 1889 dedicou-se à pintura e aos 40 anos torna-se fotógrafo.

Atget instalou-se em Paris em 1890 e começou a realizar retratos, mas as suas fotografias começaram a ser muito solicitadas pelos artistas que as usavam como referência para os seus trabalhos e tornaram-se a principal fonte do seu sustento.
Foi o precursor da fotografia moderna e pioneiro na fotografia de ruas e objetos. Especializou-se em fotografia urbana, no quotidiano, excluindo praticamente a fotografia de imagens humanas, onde são exibidas vistas e postais de Paris, que ele próprio reproduzia ou que serviam de documento para outros pintores. Entre retratos e locais de interesse turístico de Paris, realizou imagens, que fixaram a memória da cidade em termos de edifícios, palácios, parques, mas também pelos numerosos retratos de vendedores, feirantes ou prostitutas, que habitavam a cidade.

Usava uma câmara de grande formato com uma objetiva retilínea e fole, placas fotográficas de vidro 18x24 cm e as suas exposições eram muito prolongadas. Carregava diariamente cerca de 15 kg de equipamento.
Teve contacto com Picasso e fotógrafos como Man Ray, Berenice Abbott e foi graças a estas personalidades que o seu trabalho chegou até aos nossos dias e hoje é reconhecido.

Morreu em 1927 sem qualquer prestígio para os seus contemporâneos, talvez porque o seu trabalho estava à frente do seu tempo. A maioria dos escritores e críticos da época desconheciam o homem que se dirigia aos ateliers dos artistas para vender as suas fotografias a troco de alguns centavos. Hoje é reconhecido como um dos fotógrafos franceses mais importantes dos finais do século XIX. Deve-se a Berenice Abbott, assistente de Man Ray, a recolha das imagens e negativos de Atget, de que resultou uma publicação em 1926 e nesse mesmo ano, as suas fotografias foram exibidas na exposição La Révolution Surrealiste promovida pelo Museu de Arte Moderna dos EUA. Quanto ao autor morreu pobre e solitário em Paris onde expôs uma única vez.

Encontre documentos sobre a Atget em sala de leitura da base de dados do Arquivo, utilizando as palavras-chave de pesquisa: Atget, Eugène, Biografias, Fotógrafos.

Leia mais sobre este assunto

ATGET: Paris. Paris: Hazan, 1992

ATGET, Eugene - Paris, 1857-1927. Köln: Taschen, cop. 2001.

ATGET, Eugène - Atget photografhe de Paris. In ROTH, Andrew -The book of 101 books. New York: Roth Horowitz LLC, 2001. p. 60-61.

BADGER, Gerry - Eugene Atget. London: Phaidon, 2001.

EUGÈNE Atget: un choix de photographies extraites de la collection du Musée Carnavalet. 2ème ed. Paris: Centre National de Photographie, imp. 1989.

FUNDACIÓ FOTO COLECTANIA - Colección Nacional de Fotografía. Barcelona: Fundació Foto Colectania, [2002].

KÜHN, Christin - Eugène Atget: 1857-1927: frühe fotografien. Berlin: Staatlich Museen. Kunstbibliothek, 1998.

NESBIT, Molly - Le photographe et l’histoire: Eugène Atget. In FRIZOT, Michel - Nouvelle histoire de la photographie. [Paris]: Bordas, 1994.

REYNAUD, Françoise - Les voitures d'Atget au musée Carnavalet. Paris: Éditions Carré: Paris Musées, cop. 1991.

SPLEEN[S] DE PARIS , 1850-1914. Paris: Bibliothèque historique de la Ville de Paris, 1995.