Dezembro 2019

Circo Irmãos Gonsalves | PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJF/002434

Data: Janeiro de 1967
Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/AJF/002434

Entre as dezenas de coleções de fotografia, artística e documental, que o Arquivo Municipal de Lisboa tem à sua guarda, encontra-se a de Augusto de Jesus Fernandes. Esta coleção, constituída por cerca de 3300 imagens, incide no registo de edificações efetuado, na sua maioria, em vários locais da cidade de Lisboa, no período de 1960 a 1968. Mas da consulta deste lato conjunto fotográfico sobressaem, curiosamente, quatro imagens, duas do Circo Mariano, e duas do Circo Irmãos Gonsalves, datadas, respetivamente, de outubro de 1966 e de janeiro de 1967.

A propósito da época natalícia que decorre, propícia à arte circense que, desde sempre, atraiu crianças e adultos, o Arquivo destaca uma das fotografias do Circo Irmãos Gonsalves. Nesta fotografia é possível observar a precariedade das instalações deste espectáculo itinerante que contrasta com a imagem que atualmente existe daquele que é conhecido como o "maior espectáculo do mundo”, cujo desempenho se apresenta sob o progresso das tecnologias, não só ao nível da engenharia como também da multimédia.

Apesar das pesquisas efetuadas em fontes de arquivo e bibliográficas - incluindo estudos sobre a atividade circense da autoria de Luciano Reis, onde o autor aborda o percurso histórico do circo em Portugal, as empresas, os seus intervenientes, as performances e as suas dinâmicas – não se localizou qualquer tipo de referência ao Circo Irmãos Gonsalves. O Arquivo de Lisboa deixa, assim, o desafio: se tiver informações sobre este circo não deixe de nos contactar.

Encontre este e outros documentos na base de dados do Arquivo, utilizando a palavra-chave de pesquisa "circo".

Ana Saraiva
Arquivo Municipal de Lisboa

Leia mais sobre este assunto em:

REIS, Luciano – História do Circo. Santarém: Teatrinho de Santarém, 2001. 2 vol. ISBN 972-95384-1-7.
REIS, Luciano – História do Circo: famílias, modalidades. Lisboa: Setecaminhos, 2004. ISBN 989-602-017-5.