Julho 2018

DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS

[A cidade social: impasse, desenvolvimento, fragmento | Ricardo Carvalho]
Descrição: Ricardo Carvalho - A cidade social: impasse, desenvolvimento, fragmento.
Editora: Tinta da China
Data: 2016
Cota: ARQ URB CAR

"A biblioteca (…) fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.
(…)As colecções devem reflectir as tendências actuais e a evolução da sociedade, bem como a memória da humanidade e o produto da sua imaginação.”

Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994

A celebração do Dia Mundial das Bibliotecas é um dos muitos temas possíveis de abordar no mês de julho (assinala-se a dia 1), pelo que se torna incontornável apresentar como documento do mês um livro, tipologia de referência naqueles espaços, praticamente a única até finais do século XIX e predominante ainda nos dias de hoje.

O livro que se destaca – de entre muitos outros que poderiam ser selecionados e que se encontra disponível para consulta na biblioteca do Arquivo Municipal - centra-se essencialmente no conceito de cidade social e na relação da habitação com o desenvolvimento das cidades. Neste trabalho, desenvolvido a partir da sua tese de doutoramento, o autor, Ricardo Carvalho, começa por estabelecer as noções de habitação coletiva e do habitar a cidade, relaciona-as com os modelos sociais e urbanos dos séculos XIX e XX, e encerra com um capítulo onde analisa, entre outros, alguns bairros da cidade de Lisboa, como o bairro de casas económicas do Arco do Cego, o bairro de casas económicas da Ajuda, o Bairro da Encarnação e o Bairro Oliveira Salazar (atual Bairro do Alvito), utilizando diversas fontes do acervo documental do Arquivo.

Embora muito recente, esta obra tem-se vindo a afirmar como de referência na investigação em arquitetura e urbanismo sobre a Cidade.

Ricardo Carvalho, natural de Lisboa, é arquiteto, foi professor na Universidade de Brandemburgo, Alemanha (2009-2012) e diretor do JA – Jornal Arquitectos (2005-2008). É atualmente diretor do Departamento de Arquitetura na Universidade Autónoma de Lisboa.

Encontre este e outros documentos na Biblioteca do Arquivo utilizando as palavras-chave de pesquisa:

Arquitetura, Urbanismo, Habitação coletiva, Cidade.

Leia mais sobre este assunto:

AGAREZ, Ricardo Costa – O moderno revisitado: habitação multifamiliar em Lisboa nos anos de 1950. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2009. 321 p.

ALMEIDA, Patrícia Beirão da Veiga Bento de - Bairro(s) do Restelo: panorama urbanístico e arquitectónico. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2015. 671 p. Tese doutoramento História da Arte Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013.

BARREIROS, Maria Helena, coord. – Lisboa: conhecer, pensar, fazer cidade. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa/Centro de Informação Urbana de Lisboa, 2001. 119 p.

CARDOSO, Abílio - O planeamento municipal e a habitação. [S.l.]: Escher, 1991. 126 p.

CARITA, Helder – Bairro Alto, tipologias e modos arquitectónicos. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1990. 192 p.

EPUL - EMPRESA PÚBLICA DE URBANIZAÇÃO DE LISBOA - Atlas da habitação de Lisboa. Lisboa: EPUL, D.L. 2007. 1 CD-ROM.

FERNANDES, José Manuel – Lisboa, arquitectura & património. Lisboa: Livros Horizonte, cop. 1989. 217 p..

FERNANDES, José Manuel – Português suave: arquitecturas do Estado Novo. Lisboa: Lisboa: IPPAR, cop. 2003. 243 p.

FERNANDES, José Manuel; JANEIRO, Maria de Lurdes – Arquitectura modernista em Lisboa, 1925-1940: levantamento e classificação de arquitectura modernista na cidade de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, D.L. 1991. 114 p.

LISBOA, Câmara Municipal – A urbanização do sítio de Alvalade. Lisboa: CML, 1948. 20 p.

LISBOA. Câmara Municipal. Gabinete Técnico – Realizações e planos. Lisboa: CML, 1972. 68 p.

LOBATO, Luís Guimarães – Lisboa urbanismo e habitação: subsídios para o seu estudo. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1952. 21p.

MADUREIRA, Nuno Luís – Cidade, espaço e quotidiano: Lisboa, 1740-1830. Lisboa: Livros Horizonte, 1992. 316 p.

MALDONADO, Vanda; BORGES, Pedro Namorado – Vítor Figueiredo: projectos e obras de habitação social 1960-1979. Porto: Circo de Ideias, 2015. 291 p.

NUNES, João Pedro Lopes de Oliveira Silva - À escala humana: planeamento urbano e arquitectura de habitação em Olivais Sul (Lisboa, 1959-1969). Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2007. 199 p.

PALLA, Victor; D’ALMEIDA, Bento – Arquitetura de outro tempo. Lisboa: Caleidoscópio, 2017. 160 p.

PEREIRA, Nuno Teotónio – Evolução das formas de habitação plurifamiliar na cidade de Lisboa. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2017. 231 p.

SILVA, Isabel Maria Rodrigues da - Prédios de rendimento das avenidas de Ressano Garcia 1889-1926: caracterização construtiva. Lisboa: [s.n.], 2000. 4 v. Texto policopiado.