Junho 2018

[Corrida dos Ofícios, engraxadores]

Tradições das festas da cidade de Lisboa

Descrição: [Corrida dos Ofícios, engraxadores]
Data: 1953-06-21
Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/SER/000628

No mês de chegada do verão, Lisboa não dorme para poder usufruir das tradições que anualmente nela se comemoram. Junho traz a festa à cidade.
A música, a cor e o cheiro da sardinha assada, tendo Santo António como protagonista, acolhem, com carinho, entre as sete colinas, os milhares de visitantes que ajudam a manter estas tradições. De entre elas, as marchas de Lisboa e as noivas de Santo António ganharam mais notoriedade, além dos tronos de Santo António e da venda de manjericos, também tradições emblemáticas nestes festejos. Mas outras iniciativas, efémeras, fizeram, noutro tempo, parte do calendário das festas, como é o caso da "corrida dos ofícios ".

O Arquivo Municipal de Lisboa partilha as memórias desta tradição dando, este mês, relevância a uma imagem que faz parte de um conjunto mais extenso e que mostra a "corrida dos ofícios” em diversos anos, da autoria do fotógrafo Armando Maia Serôdio (1907-1978). Nela, pode observar-se a equipa que representa os engraxadores em fugaz corrida, na pista improvisada para o efeito, tendo como cenário a igreja de São João de Brito em construção e um público em expectativa.

A "corrida dos ofícios” teve origem na década de cinquenta do século XX. Noticiava a Revista Municipal do segundo semestre de 1952 que o acontecimento decorria no bairro de Alvalade. Profissões e ofícios exibiam-se entusiasticamente em corrida pela avenida da Igreja, ao que se juntava a forte animação da larga multidão ali acercada para os observar.
Participavam nesta iniciativa leiteiros, padeiros, empregados de mesa, cantoneiros de limpeza, vendedores de gelados, boletineiros, engraxadores, varinas, vendedores de jornais, galinheiras e floristas. Há notícia de que, na década de noventa do século XX, houve uma tentativa de fazer renascer esta iniciativa mas sem sucesso.

Encontre este e outros documentos na sala de leitura da base de dados do Arquivo, utilizando as palavras-chave de pesquisa: corrida dos ofícios; festas da cidade.

Leia sobre este assunto na biblioteca do arquivo:

Revista Municipal. Nº 53. Lisboa: Câmara Municipal, 2º semestre,1952.

Revista Municipal. Nº 57. Lisboa: Câmara Municipal, 2º semestre,1953.

Revista Municipal. Nº 61. Lisboa: Câmara Municipal, 2º semestre,1954.

Revista Municipal. Nº 65. Lisboa: Câmara Municipal, 2º semestre,1955.

Revista Municipal. Nº 77. Lisboa: Câmara Municipal, 2º semestre,1958.