Junho 2019

Colaboração do Arquivo Municipal de Lisboa na elaboração de um reportório internacional de inventários de arquivos impressos

Código de referência: PT/AMLSB/CMLBAH/RPCI/001-00004
Data: 1953-08-18
Título: Colaboração para organização dum reportório internacional de inventários de arquivos impressos

Assinala-se, em 9 junho de 2019, o 71º aniversário do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), organização não-governamental, inicialmente constituída em 1948 por um grupo de peritos, na sua maioria directores dos arquivos nacionais.

Ao longo dos anos, o ICA tornou-se numa organização universal constituída por instituições de arquivo e profissionais da área, com o objectivo de divulgar os fundos documentais existentes a nível internacional e partilhar experiências congéneres.

Em 2010 foi aprovada por unanimidade a Declaração Universal de Arquivos, que realça o valor dos documentos de arquivo como património e memória da instituição e a importância dos arquivos no desenvolvimento das sociedades democráticas. No ano seguinte, em novembro de 2011, realizou-se em Paris a 36ª Conferencia Geral da UNESCO onde foram aprovadas resoluções importantes para as áreas de gestão de informação de Arquivos e Bibliotecas.

Aludindo a esta data, 9 de junho Dia Internacional dos Arquivos, escolhemos para documento do mês um processo de secretaria de 1953, no qual foi solicitada a colaboração do Arquivo Municipal de Lisboa para a organização de um repertório internacional do inventário de arquivos impressos por parte do Conselho Internacional de Arquivos. A partir do mesmo documento sabemos que o Arquivo Municipal de Lisboa enviou o inventário impresso de toda a documentação que tinha à sua guarda na época. O objectivo do ICA era elaborar uma publicação com os inventários de vários arquivos a nível internacional, incluindo o de Lisboa, no entanto não dispomos do exemplar da sua publicação.

A cooperação entre o ICA e o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa iniciou-se em 1951, dois anos antes deste pedido, com o envio da publicação do 1º volume da revista Archivum: Revue Internacional des Archives, publicação anual desta organização. Podemos deduzir que o Arquivo Municipal de Lisboa terá sido associado desta instituição desde 1951 a 1999, data do último volume recebido e existente na nossa biblioteca de apoio

No documento seleccionado, inventário torna-se palavra-chave. Ao inventário acrescenta-se a ideia de encontrar, mostrar ou ainda dar a conhecer. Apesar de já existirem inventários nos séculos anteriores, é no início do século XX que estes surgem como recomendações internacionais, apontando à produção de conhecimento sobre bens que apresentassem maior significado. A Carta de Atenas em 1931, organizada pelo Escritório Internacional dos Museus da Sociedade das Nações, além de recomendar que cada Estado desenvolvesse o seu inventário, sugeria também que se constituíssem arquivos, realçando a relação entre os inventários, os arquivos, a produção de conhecimento, a difusão e o acesso à informação.
Tendo em conta que o livre acesso aos arquivos continua a ser, no século XXI, o nosso principal objectivo, hoje tal como ontem, os instrumentos de descrição, entre os quais se encontra o inventário, continuam a ser produzidos, ainda que em suporte digital.

O documento apresentado pode ser consultado na base de dados disponível on-line.

Leia mais sobre este assunto:

Archivum: revue internationale des archives.André Artonne, ed. lit., UNESCO. International Council on Archives, ed. com., A. 1, nº 1 (1951). Paris: Presses Universitaires de France, 1951.

Archivum: revue internationale des archives basic archival problems: Strategies For DevelopmentInternational Council on Archives. ed . com Vol. XLIV s/n (1999) K G: Saur München New Providence London

ARQUIVO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Fundação Para Ciências e Tecnologias (2018) Glossários de Termos Arquivísticos (2018) [Em linha] [Consult. 13 Maio 2019].

ARQUIVO Municipal – Camara Municipal Lisboa (2019) Declaração Universal) [Em linha] [Consult. 14 Maio 2019].

BOLETIM Direcção Geral De Arquivos (2019) Smmp Organização [Em linha] [Consult. 15 Maio 2019].
INTERNATIONAL Council Archives (2019) Organização [Em linha] [Consult. 14 Maio 2019].

PATRIMONIO Cultural (2019) – Carta de Atenas [Em linha]. [Consult. 13 Maio 2019].

RIBEIRO, Fernanda – O acesso à informação nos arquivos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. 2 vol.

SCHELLENBERG, Theodore R. – Arquivos modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

UNESCO Digital Library (2019) Organização [Em linha] [Consult. 14 Maio 2019].

Disponível em WWW: <URL: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000154531_fre