Maio 2018

20 ANOS DA EXPO 98

Descrição: Memória da zona de intervenção
Data: 1993
Código de referência: PT/AMLSB/PAE/EX98/03/0028

O documento em destaque este mês é um videograma que integra o Fundo Parque Expo 98 SA incorporado no Arquivo Municipal de Lisboa após a extinção da sociedade Parque EXPO 98 S.A., em 2016.
Entre a vasta e diversa documentação que caracteriza o Fundo, encontra-se um conjunto de materiais audiovisuais que retrata diversas atividades associadas à Exposição Internacional de Lisboa de 1998, abreviadamente designada por EXPO 98, e ao Programa Polis.

Neste caso particular, o vídeo intitulado Memória da Zona de Intervenção faz uma breve panorâmica sobre o local onde será erguida aquela exposição e construído o Parque das Nações.
O vídeo de curta duração que aqui se apresenta, foi digitalizado a partir do formato vhs e possui uma estrutura eminentemente visual, sem recurso a voz off, fazendo sobressair o impacto das imagens em detrimento de uma eventual narração de um texto informativo.

Não obstante a diminuta resolução e consequente fraca qualidade de imagem que caracteriza este formato, o vídeo é uma testemunha notável da radical transformação urbanística que aí ocorreria. O ritmo acelerado das imagens e a dinâmica da banda sonora sublinham a funcionalidade promocional da representação, ou seja, o vídeo tem como objetivo maior promover a intervenção iminente, o futuro promissor, mais do que documentar eficazmente a realidade passada.
No entanto, as imagens não deixam de ser documento, recordando-nos de forma impressionante a poluição e o estado caótico e degradante dos terrenos onde nasceria a EXPO 98.

No ano em que se comemoram os 20 anos da exposição internacional organizada em Lisboa, este pequeno vídeo é uma memória valiosa de uma parte da cidade já desaparecida e, ao mesmo tempo, a prova de uma regeneração urbana extraordinária.

Encontre este e outros documentos em sala de leitura da base de dados do Arquivo, utilizando as palavras-chave de pesquisa: Expo 98; Parque das Nações.

Leia mais sobre este assunto:
PARQUE Expo 98 – Documentos para a história da Expo 98. Lisboa: SN, Gestão de Produtos de Comunicação, 1999.

PARQUE Expo 98 – Memória da intervenção. Lisboa: Área EXPO – Sociedade Parque Expo 98, 1995.

PARQUE Expo 98 – 6 meses antes. Lisboa: R. P. O. Produções Gráficas, 1997.

PARQUE Expo 98 – Um ano antes. Lisboa: Oficinas Gráficas Manuel A. Pacheco, 1997.

TRIGUEIROS, Luís; SAT, Claudio; OLIVEIRA, Cristina – Exposição mundial de Lisboa, arquitectura. Lisboa: Editorial Blau,1996.

TRIGUEIROS, Luís; SAT, Claudio; OLIVEIRA, Cristina – Lisbon World EXPO 98, projects. Lisboa: Editorial Blau,1996.