Setembro 2018

Descrição: [Escola primária número 24 do bairro de São Miguel]
Data: 1968
Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/JBG/000967

Setembro é o mês do regresso às aulas e dos recomeços. De voltar à rotina depois dos dias de férias mais descontraídos, de forrar livros escolares e cadernos, de apetrechar as mochilas e reencontrar velhos amigos e professores.

Setembro é também o mês em que o Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa abre a agenda e recebe os professores para marcar as atividades que decorrerão ao longo de todo o ano letivo. A oferta de atividades variadas, dirigidas aos vários níveis de ensino, pode ser consultada aqui.

Este ano, o Serviço Educativo participou, em conjunto com outros serviços e programas educativos do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (Direção Municipal de Cultura e Egeac), no projeto Descola, que propõe atividades criativas para alunos e professores com a missão de explorar as potencialidades do património cultural e artístico de Lisboa. Professores e educadores podem ter a oportunidade de experimentar algumas das atividades preparadas para o ano letivo 2018/2019 nos dias abertos a decorrer a 22 de setembro e 17 de outubro.

Esta fotografia de 1968 do fotógrafo João Brito Geraldes mostra alguns alunos da escola primária (secção masculina) nº 24 de Lisboa, atual Escola Básica do Bairro de São Miguel, projetada entre 1949 e 1952 pelo arquiteto Ruy Jervis d'Athouguia, que cedeu o seu espólio à Câmara Municipal de Lisboa em junho de 2000. Encontra-se atualmente à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa, que o detém em regime de depósito e pode ser consultado aqui.

Leia mais sobre este assunto:

QUEIROZ, Mónica; PINHEIRO, Vitória – As escolas de Ruy Jervis d'Athouguia no bairro de Alvalade: uma nova era na modernidade da arquitetura portuguesa do séc. XX. Cadernos do Arquivo Municipal. Lisboa. ISSN 0873-9870. Nº 7 (2003) p. 164-183.

Escola primária do bairro de São Miguel. Célula 5, Bairro de Alvalade, Lisboa 1949-1953. Ruy Jervis d'Athouguia In BECKER, Annette; TOSTÕES, Ana; WANG, Wilfried - Portugal: arquitectura no século XX. München: Deutsche Architektur-Museum1998. - ISBN 3-7913-1910-8. p. 195
Ou veja o documentário da RTP preparado pelos 100 anos do seu nascimento "Ruy Jervis d'Athouguia: um moderno por descobrir" disponível na RTP Play em https://www.rtp.pt/play/p4294/e323962/ruy-jervis-d-athouguia-um-moderno-por-descobrir

Mais informações sobre projeto Descola através dos contactos do Serviço Educativo, do e-mail descola@cm-lisboa.pt, do telefone 218 173 360, em www.egeac.pt ou www.agendalx.pt