Álvaro Anes I

 
 
 
ÁLVARO ANES I
(1423-1433) 

Tabelião do rei em Lisboa

 

AML-AH, Livro I de Emprazamentos, doc. 3


Designação:

1. "tabaliam do dicto senhor [rei] em essa meesma çidade” (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 9).

2. "tabaliam d´el rey meu senhor em esa meesma [cidade de Lisboa]” (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 9b).

3. "tabaliam d´el rey meu senhor em essa meesma [cidade de Lisboa]” (AML-AH, Livro I de Provimento de Ofícios, doc. 15).

4. "tabaliam d´el rey meu senhor em essa meesma [cidade de Lisboa]” (AML-AH, Livro II de D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I, doc. 17).

5. "taballiam d´el rey em essa meesma [cidade de Lisboa]” (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 46).

6. "tabelliam do dicto senhor em essa meesma [cidade de Lisboa]” (AML-AH, Livro I de Emprazamentos, doc. 3).

7. "tabelliam do dicto senhor em essa meesma çidade [de Lisboa]” (AML-AH, Livro II de D. João I, doc. 18).

8. "tabelliam do dicto senhor em essa meesma [cidade de Lisboa]” (AML-AH, Livro I de Contratos, doc. 1).

9. "tabelliam do dicto senhor em essa meesma [cidade de Lisboa]” (AML-AH, Livro das Posturas Antigas, doc. 334).

10. "tabaliam d´el rey meu senhor [em Lisboa]” (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 25)


INTERVENÇÕES:

1. 1427, Dezembro, 4, Lisboa, Câmara da vereação – Escreve e valida, a pedido de Vasco Nogueira, ouvidor em lugar do corregedor João Afonso Fuseiro, o traslado em pública-forma de uma carta de D. João I pela qual tornava públicas as garantias de segurança, dadas por D. Juan I de Castela, em aditamento às pazes assinadas com Portugal, relativas aos navios mercantes destinados a Portugal (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 9).

2. 1430, Junho, 8, Lisboa, Rua Nova, aos Câmbios – Redige e valida o auto de publicação da aceitação, por parte de D. João I, da carta de seguro relativa aos navios mercantes destinados a Portugal, concedida por D. Juan I de Castela em aditamento às pazes assinadas com Castela (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 9b).

3. 1431, Julho, 16, Lisboa, ante o Paço dos Tabeliães – Redige e valida, a pedido de Afonso Fernandes, juiz do cível em Lisboa, o traslado em pública-forma de duas cartas do concelho de Lisboa sobre o provimento do cargo de escrivão da audiência dos homens do mar (AML-AH, Livro I de Provimento de Ofícios, doc. 15).

4.1433, Novembro, 17, Lisboa, câmara da vereação – Escreve e valida, a pedido de Pedro Lopes, juiz do cível em Lisboa, o traslado de sete cartas de D. Afonso IV (AML-AH, Livro II de D. Dinis, D. Afonso IV e D. Pedro I, doc. 17).

5. 1424, Março, 24, Lisboa, pousadas de Gomes Anes, juiz do cível em Lisboa – Escreve e valida, a pedido de Gomes Anes, escolar em Direito e juiz do cível em Lisboa, o traslado em pública-forma da carta de emprazamento em três vidas, por 45 libras anuais, de um casal situado em Montelavar, propriedade do Hospital do Conde D. Pedro, feito por João Rodrigues, na qualidade de provedor do referido hospital, a Afonso Peres (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 46).

6. 1423, Fevereiro, 6, Lisboa, pousadas de Mendo Rodrigues, juiz do cível em Lisboa – Redige e valida, a pedido de Mendo Rodrigues, juiz do cível em Lisboa, o traslado em pública-forma da carta de empréstimo de 800 libras feito pelo concelho de Lisboa a Mor Martins, para que esta pudesse reconstruir umas casas que tinha aforadas do concelho (AML-AH, Livro I de Emprazamentos, doc. 3).

7. 1423, Fevereiro, 6, Lisboa, pousadas de Mendo Rodrigues, juiz do cível em Lisboa – Redige e valida, a pedido de Mendo Rodrigues, juiz do cível em Lisboa, o traslado em pública-forma de uma carta de D. João I pela qual confirmava ao concelho de Lisboa a posse de um terreno na Ferraria (AML-AH, Livro II de D. João I, doc. 18).

8. 1423, Fevereiro, 6, Lisboa, pousadas de Mendo Rodrigues, juiz do cível em Lisboa – Redige e valida, a pedido de Mendo Rodrigues, juiz do cível em Lisboa, o traslado em pública-forma do acordo entre D. Dinis e o concelho de Lisboa para a edificação da muralha da Ribeira de Lisboa, entre a Torre da Escrivaninha e as casas do rei na Rua Nova (AML-AH, Livro I de Contratos, doc. 1).

9. 1423, Fevereiro, 6, Lisboa, pousadas de Mendo Rodrigues, juiz do cível em Lisboa – Redige e valida o traslado em pública-forma de uma carta de D. Sancho I na qual define algumas das áreas de actuação e competências dos alvazis (AML-AH, Livro das Posturas Antigas, doc. 334).

10. 1427, Maio, 6, Lisboa, Câmara da vereação – Escreve e valida, a pedido de Aires Afonso Valente, juiz do cível em Lisboa, o traslado em pública-forma de uma sentença de D. João I favorável ao concelho de Lisboa e referente a uma disputa que o opunha ao condestável D. Nuno Álvares Pereira sobre a jurisdição de algumas localidades situadas no termo de Lisboa (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 25).

Possíveis intervenções:

1. 1414, Fevereiro, 8, Lisboa, Paço do Concelho – Testemunha o traslado, elaborado pelo tabelião Fernão Álvares a pedido de João de Alpoim, juiz do cível em Lisboa, de uma carta de D. João I pela qual nomeava Diogo da Guarda como provedor da Capela de Estêvão da Guarda (AML-AH, Livro da Capela de Estêvão da Guarda, doc. 12).

2. 1433, Agosto, 25, Lisboa, Paço dos Tabeliães – Testemunha a renúncia, redigida e validada pelo tabelião João de Braga, de João Esteves carneiro, a favor de Domingos Olhalvo, relativamente ao emprazamento que tinha de um casal "na de Fernão Viegas”, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 37).

3. 1411, Julho, 9, Lisboa, Paço dos Tabeliães – Testemunha a cedência, redigida e validada pelo tabelião Vasco Martins, de Afonso Anes, tanoeiro, a favor de Rui Garcia, moedeiro e seu fiador, de metade dos direitos das novidades e foros de uma quinta situada na Ribeira de D. Grácia, para que possa ser saldada uma dívida de 50 000 libras relativas a esse arrendamento e que nem um nem outro podiam pagar integralmente ao proprietário da quinta, o Hospital do Conde D. Pedro (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 38).

LÍNGUA: Português


pesquisa
 
AGENDA