Álvaro Anes II

Tabelião do rei em Lisboa

AML-AH, Livro I de D. João I, doc. 1

Designação:

1. "vasalo d´el rei e seu tabaliam em essa meesma çidade [de Lisboa]” (AML-AH, Livro I de D. João I, doc. 1).

INTERVENÇÕES:

1. 1433, Novembro, 17, Lisboa, Câmara da vereação – Escreve e valida o traslado, solicitado pelo procurador da cidade, Rodrigo Álvares, de dez cartas de D. João I, duas delas elaboradas ainda enquanto Mestre de Avis (AML-AH, Livro I de D. João I, doc. 1).

Possíveis intervenções:

1. 1414, Fevereiro, 8, Lisboa, Paço do Concelho – Testemunha o traslado, elaborado pelo tabelião Fernão Álvares a pedido de João de Alpoim, juiz do cível em Lisboa, de uma carta de D. João I pela qual nomeava Diogo da Guarda como provedor da Capela de Estêvão da Guarda (AML-AH, Livro da Capela de Estêvão da Guarda, doc. 12).

2. 1433, Agosto, 25, Lisboa, Paço dos Tabeliães – Testemunha a renúncia, redigida e validada pelo tabelião João de Braga, de João Esteves Carneiro, a favor de Domingos Olhalvo, relativamente ao emprazamento que tinha de um casal "na de Fernão Viegas”, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 37).

3. 1411, Julho, 9, Lisboa, Paço dos Tabeliães – Testemunha o contrato de cedência, redigido e validado pelo tabelião Vasco Martins, de Afonso Anes, tanoeiro, a favor de Rui Garcia, moedeiro e seu fiador, de metade dos direitos das novidades e foros de uma quinta situada na Ribeira de D. Grácia, para que possa ser saldada uma dívida de 50 000 libras relativas a esse arrendamento e que nem um nem outro podiam pagar integralmente ao proprietário da quinta, o Hospital do Conde D. Pedro (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 38).