Gomes Martins

Tabelião geral do rei em todo o reino | Tabelião do rei em Lisboa

Sinal: AML-AH, Livro I de Compras e Vendas, doc. 3

Designação:
  • "tabaliam d'el rei jeerall em todos seus reiinos" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 20)
  • Tabelião de Lisboa (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 21)
  • "tabaliam d'el rei na dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Compras e Vendas, doc. 3).
  • " tabaliam d'el rei em a çidade de Lixboa" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 32)
  • "tabaliam d'el rey em a dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 35)
  • "tabaliam d'el rei em essa meesma [cidade]" (AML-AH, Livro I de Místicos, Doc. 14).
  • "tabaliam d'el rey em a dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 48).

Intervenções:
  • 1406, Março, 31, Lisboa, paço do concelho, casa dos contos - Escreve e valida a renovação do emprazamento em três vidas, feito a João Muacho, referente a umas casas na Judiaria de Leiria, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 20).
  • 1412, Agosto, 9, Lisboa, câmara da vereação - Escreve e valida o contrato de venda de uma casa térrea situada em Lisboa, junto da Porta de Santa Catarina, feita por Lourenço Vasques ao concelho de Lisboa (AML-AH, Livro I de Compras e Vendas, doc. 3).
  • 1419, Junho, 14, Lisboa, paço dos tabeliães - Escreve e valida o documento pelo qual é reduzido o valor da renda anual que André Anes pagava pelo casal que tinha do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 32).
  • 1422, Dezembro, 12, Lisboa, paço dos tabeliães - Escreve e valida o contrato de emprazamento em três vidas, feito a João Vicente e outras duas pessoas, referente a um pardeeiro em Lisboa, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 35).
  • 1424, Novembro, 22, Lisboa, câmara da vereação - Escreve e valida o documento de encampação feita por Rodrigo Afonso e referente a um terreno do concelho, situado em Lisboa, na freguesia de S. Cristóvão (AML-AH, Livro I de Místicos, doc. 14).
  • 1442, Setembro, 11, Lisboa, paço dos tabeliães - Escreve e valida a carta, pela qual João Álvares desiste do emprazamento de umas casas que tinha do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro 1 do hospital de D. Maria de Aboim, doc. 48).
Possíveis intervenções:

• 1407, Janeiro, 24, Lisboa, Paço dos Tabeliães - Testemunha o emprazamento em três vidas, redigido e autenticado pelo tabelião Álvaro Martins, feito a João Alvares, Leonor Martins, sua mulher, e uma terceira pessoa, referente a umas casas situadas em Lisboa, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 21).
Língua: Português