Gonçalo Peres

Tabelião do rei em Lisboa

Sinal: AML-AH, Livro I de Compras e Vendas, Doc. 2

Designação:
  • Tabelião [em Lisboa?] (AML-AH, Livro da Capela de Estêvão da Guarda, doc. 12, AML-AH, Livro 1 de Místicos de Reis, doc. 7, e AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 35).
  •  "tabaliam d'el rey em a dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 31).
  • "tabaliam d'el rey em a dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Compras e Vendas, Doc. 2).
  • "tabaliam d'el rey em a dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 36).

5 - "tabaliam d'el rey em a dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 38).

Intervenções:
  • 1415, Janeiro, 29, Lisboa, paço dos tabeliães - Escreve e valida o contrato de arrendamento, por 15 anos, feito a André Anes e referente a um casal de herdades de pão situado em Bolelas, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 31).
  • 1427, Dezembro, 2, Lisboa, câmara da vereação - Escreve e valida o contrato de venda, feito por Afonso Peres e sua mulher ao concelho de Lisboa, de um terreno no Rio do Lago, junto a Santo Antoninho (AML-AH, Livro I de Compras e Vendas, doc. 2).
  • 1428, Abril, 27, Lisboa, câmara da vereação, casa dos contos - Escreve e valida o documento pelo qual o Hospital de D. Maria de Aboim arrenda, por nove anos a Fernando Afonso, os direitos que devia receber de Estêvão Martins e de seu filho, referentes a uma quinta propriedade desse hospital situada na Lobagueira, termo de Torres Vedras (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 36).
  • 1435, Março, 31, Santarém - Escreve e valida o contrato de emprazamento feito a Gomes Anes, sua mulher e uma terceira pessoa, referente a uma casas propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 38).
Possíveis intervenções:
  • 1414, Fevereiro, 8, Lisboa, paço do concelho - Testemunha o traslado, elaborado por Fernão Alvares, a pedido por João de Lisboa, juiz em lugar de João de Alpoim, juiz do cível em Lisboa, da carta de D. João I pela qual nomeia Diogo da Guarda como provedor da Capela de Estêvão da Guarda (AML-AH, Livro da Capela de Estêvão da Guarda, doc. 12).
  • 1420, Julho, 8, Lisboa, Paço dos Tabeliães - Testemunha a relação, escrita e validada pelo tabelião Afonso Guterres, das armas retiradas do arsenal de Lisboa para serem enviadas para Ceuta (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 7).
  • 1422, Dezembro, 12, Lisboa, Paço dos Tabeliães - Testemunha o emprazamento em três vidas, redigido e validado pelo tabelião Gomes Martins, feito a João Vicente e outras duas pessoas, de um pardeeiro em Lisboa, propriedade do Hospital do Conde D. Pedro (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 35).
Língua: Português