João de Coimbra

(1410-1424)

Tabelião do rei em Lisboa

Designação:

1 - "tabaliom d'el rey em a dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 de Emprazamentos, doc. 4).

2 - Tabelião [de Lisboa] (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 27, doc. 28, doc. 29, doc. 30; AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 7; AML-AH, Livro I de Contratos, doc. 4).

INTERVENÇÕES:

1. 1410, Janeiro, 15, Lisboa, paço dos tabeliães - Testemunha a avença e composição, escrita e validada pelo tabelião Lourenço Gonçalves, firmada ente Martim Lourenço, na qualidade de provedor do Hospital de D. Maria de Aboim, e João Peres sobre uma quinta e casas do Hospital que se encontravam degradadas (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 27).

2. 1411, Janeiro, 8, Lisboa, paço dos tabeliães - Testemunha o emprazamento em três vidas, escrito e validado pelo tabelião Domingos Lourenço, feito a Matias Afonso de Frielas e outras duas pessoas, referente a uma herdade de pão e de vinha situado no Pinheiro de Loures, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 28).

3. 1412, Março, 9, Lisboa, paço dos tabeliães - Testemunha o emprazamento em três vidas, escrito e validado pelo tabelião Domingos Lourenço, feito a João Afonso, Margarida Anes, sua mulher, e uma terceira pessoa, referente a umas casas, vinha e horta situadas no Pinheiro de Loures, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 29).

4. 1412, Março, 21, Lisboa, paço dos tabeliães - Testemunha o emprazamento em três vidas, escrito e validado pelo tabelião Lourenço Gonçalves, feito a João Esteves Carneiro e outras duas pessoas, referente ao Casal de Serrabodes, situado em Bolelas, no termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 30).

5. 1420, Julho, 9, Lisboa, Paço dos Tabeliães - Testemunha a relação, escrita e validada pelo tabelião Afonso Guterres, das armas retiradas do arsenal de Lisboa para serem enviadas para Ceuta (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 7).

6. 1423, Maio, 6, Lisboa, paço dos tabeliães - Testemunha o contrato de subaforamento, escrito e validado pelo tabelião João de Coimbra, feito por Álvaro Esteves a Pedro Afonso, Clara Esteves e sucessores e referente a umas casas situadas em Vila Nova e que aquele trazia aforadas do concelho (AML-AH, Livro I de Contratos, doc. 4).

7. 1424, Fevereiro, 21, Lisboa, câmara da vereação - Testemunha o traslado em pública-forma, escrito e validado pelo tabelião João Lourenço, dos contratos de emprazamento feitos pelo concelho e referentes, por um lado, a dois terrenos na Rua da Ferraria feito a Diogo Peres e duas pessoas a nomear; e, por outro, de umas casas situadas junto da Porta da Erva feito a Vicente Anes e duas pessoas a nomear (AML-AH, Livro I de Emprazamentos, doc. 4).

LÍNGUA: Português.