João Durães II

Tabelião de Lisboa

AML-AH, Livro 1 de Emprazamentos, doc. 1

Designação:

1 - "taballiiom da dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Alqueidão, doc. 15).

2 -"taballiom da sobredicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 do Alqueidão, doc. 15A).

3 - "taballiom na dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 31).

4 - "taballiom na dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Místicos, doc. 5).

5 - Tabelião [de Lisboa] (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 8).

6 -"taballiom na dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 de Emprazamentos, doc. 1).

7 - "taballiom em essa meesma [cidade de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Serviços a El Rei, doc. 2).

8 - "tabelliom em essa meesma [cidade de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 7).

INTERVENÇÕES:

1. 1354, Maio, 28, Lisboa, câmara do paço do concelho - Escreve e valida o traslado da carta de quitação de Afonso IV ao concelho de Lisboa e referente a 30 moios de pão relativo a um ano de jugada do Alqueidão, dos quais o rei abdica em troca pelo Campo da Oira, para onde o monarca pretendia estender as tercenas (AML-AH, Livro I do Alqueidão, doc. 15).

2. 1354, Maio, 28, Lisboa, câmara do paço do concelho - Escreve e valida o recibo das 670 libras, passado pelo vedor do celeiro do rei, referente às 670 libras que o concelho devia da jugada do Alqueidão (AML-AH, Livro I do Alqueidão, doc. 15A).

3. 1355, Fevereiro, 18, Lisboa, ante a porta da Sé - Escreve e valida o contrato de aforamento perpétuo e hereditário, feito a Domingos Vasques Salteiro, sua mulher e sucessores, de um casal em Trajouce, propriedade do conde D. Pedro (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 31).

4. 1355, Setembro, 28, Lisboa, câmara dos paços do concelho - Escreve e valida traslado do documento sobre uma contenda entre os concelhos de Lisboa e de Alverca referente à sisa dos vinhos (AML-AH, Livro I de Místicos, doc. 5).

5. 1356, Fevereiro, 9, Lisboa, paços onde João Anes Palhavã, alvazil, faz audiência - Testemunha a elaboração do documento, escrito e validado pelo tabelião Pedro Esteves, pelo qual se regista o protesto do concelho de Frielas pelo facto de ser obrigado a fornecer pão a Lisboa (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 8).

6. 1356, Outubro ou Setembro, 15, Lisboa, Hospital de S. Vicente - Escreve e valida o contrato de emprazamento feito a Mor Martins e duas outras pessoas, referente a quatro casas situadas em Lisboa, onde se vende o carvão, propriedade do concelho de Lisboa (AML-AH, Livro 1 de Emprazamentos, doc. 1).

7. 1357, Fevereiro, 15, Lisboa, câmara do paço do concelho - Escreve e valida o traslado em pública forma de uma carta de D. Afonso IV pela qual é reduzido para metade o montante de um pedido lançado na cidade (AML-AH, Livro I de Serviços a El Rei, doc. 2).

8. 1357, Maio, 9, Lisboa - Escreve e valida o traslado em pública-forma de uma carta de D. Afonso IV pela qual é regulamentada a forma como devem ser feitas as apelações das sentenças dos almotacés (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 7).

LÍNGUA: Português.