João Esteves I

JOÃO ESTEVES I
(1367-1393)

Tabelião do rei em Lisboa
Escrivão da câmara do concelho?

AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 17

Designação:

1 - "tabeliom d'el rey na dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Sentenças, Doc. 17)

2 - "tabaliom d'el rey na dieta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Emprazamentos, doc. 4)

3 - "tabeliom da dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 4).

4 - "tabelliam da dicta cidade e scripvam da camara [do concelho de Lisboa] (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 18).

5 - "tabaliom d'el rey na dita cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 7 e 9).

6 - "taballiom d'el rey na dicta çydade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 9).

7 -"tabalião d'el rey na dicta cidade [de Lisboa]" (Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 7)

8 - Tabelião [de Lisboa] (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 16, Cartulário, doc. 14).

INTERVENÇÕES:

1. 1367, Maio, 13, Lisboa, paço do concelho - Escreve e valida o traslado em pública-forma de uma carta de D. Fernando regulamentando o recrutamento militar dos aquantiados dos reguengos de Oeiras e de Algés (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 17).

2. 1373, Julho, 10, Lisboa, paço do concelho - Escreve e valida o contrato de emprazamento feito a Vicente Anos e outras duas pessoas, referente a uma casa situada junto da Porta da Erva, propriedade do concelho (AML-AH, Livro 1 de Emprazamentos, doc. 4).

3. 1373, Outubro, 22, Lisboa, paço do concelho - Escreve e valida a procuração passada por Pedro Pores, provedor do Hospital de D. Maria de Aboim, a Abrãao Judeu para que em seu lugar tome posse de umas casas situadas na judiaria de Leiria e propriedade desse hospital (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 4).

4. 1383, Junho, 3 a 4, Lisboa, paço do concelho, câmara da vereação - Escreve e valida a nomeação de Martim Gonçalves Runho como provedor do Hospital de D. Maria de Aboim, e a outorga da procuração que este então recebera (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 7 e doc. 9).

5. 1383, Agosto, 21, Lisboa, casas do Hospital de D. Maria de Aboim - Escreve e valida o contrato de emprazamento feito a João Rodrigues, sua mulher e uma terceira pessoa, referente a umas casas situadas em Lisboa, na Rua da Corredoira, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 9).

6. 1385, Julho, 5, Lisboa, casas de morada do tabelião João Esteves - Escreve e valida o contrato de emprazamento, feito a Fernando Martins, raçoeiro da igreja de S. Julião, e a outras duas pessoas, referente a um pardieiro situado na Rua das Esteiras, em Lisboa, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (L-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 7).

7. 1393, Maio, 24, Lisboa, em concelho - Testemunha o traslado em pública forma, escrito e validado pelo tabelião Álvaro Vasques, do aforamento perpétuo e hereditário feito a Teresa Gonçalves, sua filha e sucessores, referente a uma vinha com poço e porção de herdade situada na Ribeira de D. Grácia e de todas as casas que estão nesse lugar, propriedades do Hospital do Conde D. Pedro (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 3-14).

Possíveis intervenções:

1. 1382, Setembro, 4, Lisboa, claustro da Sé, capela do cabido - Testemunha a elaboração do documento onde se registam as medidas a tomar perante a transferência da cobrança da sisa do concelho para os oficiais régios (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 18).

LÍNGUA: Português.