João Lourenço II

Tabelião do rei em Lisboa

AML-AH, Livro 1 de D. João I, doc. 6

Designação:

1 - "tabaliom d'el rey em essa meesma çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Emprazamentos, doc. 4).

2 - "tabaliam d'el rey em essa meesma cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 de Serviços a El Rei, doc. 3).

3 -"tabaliom d`el rey em essa meesma cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 de D. João I, doc. 6).

4 -Tabelião [de Lisboa] (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 3- 26 e 3-27)

INTERVENÇÕES:

1. 1424, Fevereiro, 21, Lisboa, câmara da vereação - Escreve e valida o traslado em pública-forma do contrato de emprazamento feito a Diogo Peres e duas pessoas, referente a duas casas situadas em Lisboa, à Porta da Erva, e do contrato de empréstimo dessas mesmas casas a Vicente Anes (AML-AH, Livro I de Emprazamentos, doc. 4).

2. 1424, Fevereiro, 24, Lisboa, câmara da vereação - Escreve e valida o traslado em pública-forma da relação dos livros de registo das férias da obra da barbacã situada entre a Porta do ferro e a Porta da Alfofa (AML-AH, Livro 1 de Serviços a El Rei, doc. 3).

3. 1425, Fevereiro, 17, Lisboa, pousadas de morada do juiz Rui Peres - Escreve e valida o traslado em pública-forma de uma carta de D. João I pela qual confirmava os privilégios, liberdades, bons usos, foros e costumes outorgados a Lisboa pelos seus antecessores (AML-AH, Livro 1 de D. João 1, doc. 6).

4. 1427, Janeiro, 27, Lisboa, paço do concelho - Testemunha o contrato de arrendamento, escrito e validado pelo tabelião Álvaro Martins, feito a Estêvão Martins Meadas, referente a um casal de pão em Trajouce, propriedade do Hospital do Conde D. Pedro (AML-AH, AML-AH, Livro l do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 43, Cartulário, doc. 26).

5. 1427, Janeiro, 28, Lisboa?, casas do juiz Pedro Lopes - Testemunha o contrato de renovação do arrendamento, escrito e validado pelo tabelião Álvaro Martins, feito a Martim Bartolomeu e referente a um casal na Rua dos Cães, em Sintra, propriedade do Hospital do Conde D. Pedro (AML-AH, AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 44, Cartulário, doc. 27).

LÍNGUA: Português.