João Vicente II

(1357-1361)

Tabelião de Lisboa

Designação:

1 - Tabelião [de Lisboa] (AML-AH, Livro 1 de Sentenças, doc. 9 e doc. 11).

2 - "tabelliom dessa meesma [cidade de Lisboa]" (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 2).

INTERVENÇÕES:

1. 1357, Dezembro, 2, Lisboa, câmara da sala onde fazem relação - Testemunha o pedido, escrito e validado pelo tabelião Estêvão Vicente, de João Afonso das Regras para que o concelho tome a sua defesa numa contenda que o opunha ao corregedor na Estremadura acerca da sisa dos vinhos do Ribatejo (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 9).

2. 1358, Agosto, 22, Lisboa, em concelho - É uma das testemunhas arroladas pelo concelho de Lisboa para dirimir o pleito entre o concelho e o convento de S. Vicente de Fora sobre a jurisdição da aldeia do Tojal (AML-AH, Livro I de Sentenças, doc. 11).

3. 1361, Abril, 12, Lisboa, câmara do paço do concelho - Testemunha o traslado em pública-forma, traduzido, escrito e validado pelo tabelião Lopo Gil, do foral de Lisboa de 1179, das confirmações de Sancho I e Afonso II e dos privilégios concedidos por D. Sancho I (AML-AH, Livro I de Místicos de Reis, doc. 2).