Lourenço Anes III

Tabelião do rei em Lisboa

Sinal: AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 5

Designação:

• "tabeliam d'el rei na dicta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 5).

• "tabelliom d'el rei na dicta çiidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 37).

Intervenções:

• 1389, Outubro, 11, Lisboa, a par da igreja de S. João da Praça - Escreve e valida o contrato de emprazamento, feito a Vasco Anes, a sua mulher Madalena Lourenço e a uma terceira pessoa, referente a uma quinta na Enxara dos Cavaleiros, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, Doc. 5).

• 1404, Julho, 7, Lisboa, paço do concelho - Escreve e valida o contrato feito com os pedreiros Martim Afonso e Afonso Esteves "o Moço", para que estes lavrem e assentem um portal de pedra numa quinta do Hospital do Conde D. Pedro situada na Ribeira de D. Grácia (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 37).

Possíveis intervenções:

• 1390, Fevereiro, 14, Lisboa, câmara da vereação - Testemunha o documento de nomeação, escrito e validado pelo tabelião Álvaro Vasques, de João Anes como provedor do Hospital do Conde D. Pedro (Livro 1 do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 12, Cartulário, doc. 10).
  • 1393, Junho, 25, Lisboa, em audiência - Escreve e valida a ratificação, concedida pelo juiz João Afonso, no lugar do corregedor João Afonso Fuseiro, do emprazamento feito a João Esteves Valdovino, a sua mulher Catarina Lourenço e a uma terceira pessoa, referente a um casal de herdade de pão situado em Bolelas, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 15).

Língua: Português