Lourenço Anes IV

LOURENÇO ANES IV
(1390-1412)

Tabelião público pelo rei em Lisboa

Sinal: AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 18

Designação:
  • "tabeliam da dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 6).
  • "tabeliam da dieta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 16A).
  • "tabeliam da dieta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 17).
  • "tabeliam dessa meesma [cidade de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 18).
  • "tabeliam por el rey na dieta cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 15).
  • "tabalião publico por el rei na dita cidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 25).
  • "tabeliam publico da dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 26).
  • "tabeliam por el rey na dicta çidade [de Lisboa]" (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 30).

Intervenções:
  • 1390, Junho, 6, Lisboa, ante a porta principal da Sé e paços do concelho - Escreve e valida o contrato de emprazamento, autorizado pelo procurador do concelho, feito a João Bernardes, a sua mulher Maria Anes e a uma terceira pessoa, referente à Quinta dos Cavaleiros, junto a Frielas, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 6).
  • 1393, Junho, 25, Lisboa, em audiência - Escreve e valida a ratificação, feita pelo juiz João Vicente, em lugar do corregedor João Afonso Fuseiro, do emprazamento feito a Martim Anes da Ribeira, a sua mulher Margarida Domingues e a uma terceira pessoa, referente a um casal de herdade de pão na Codeceira, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 16).
  • 1393, Junho, 25, Lisboa, em audiência - Escreve e valida a ratificação, feita pelo juiz João Vicente, em lugar do corregedor João Afonso Fuseiro, do emprazamento feito a Martim Anes da Ribeira, a sua mulher Margarida Domingues e a uma terceira pessoa, referente a um casal de herdade de pão na Codeceira, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 17).
  • 1393, Junho, 25, Lisboa, em audiência - Escreve e valida a ratificação, feita pelo juiz João Vicente, em lugar do corregedor João Afonso Fuseiro, do emprazamento feito a João Esteves Valdovino, a sua mulher Catarina Lourenço e a uma terceira pessoa, referente a um casal de herdade de pão em Bolelas, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 18).
  • 1393, Junho, 29, Lisboa, casas do Hospital de D. Maria de Aboim - Escreve e valida o contrato de emprazamento em 3 vidas, feito a Estêvão Peres e outras duas pessoas, referente a um casal em Bolelas, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML¬AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 15).
  • 1409, Junho, 3, Lisboa, paço dos tabeliães - Escreve e valida o contrato de emprazamento feito a Bartolomeu Domingues, a sua mulher Leonor Gonçalves e a uma terceira pessoa, referente a uma vinha com herdade situada em Vale de Mogo, Camarate, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 25).
  • 1409, Setembro, 14, Camarate, Vale de Mogo - Escreve e valida o documento pelo qual Bartolomeu Domingues toma posse de uma vinha com herdades situada em Vale de Mogo, Camarate, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 26).
  • 1412, Março, 21, Lisboa, paço dos tabeliães - Escreve e valida o contrato de emprazamento, feito a João Esteves Carneiro e outras duas pessoas, referente ao Casal de Sarrabodes, em Bolelas, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro 1 do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 30).
Possíveis intervenções:
  • 1390, Fevereiro, 14, Lisboa, câmara da vereação - Testemunha a nomeação, escrita e validada pelo tabelião Álvaro Vasques, de João Anes como provedor do Hospital do Conde D. Pedro (AML-AH, Livro I do Hospital do Conde D. Pedro, doc. 12, Cartulário, doc. 10)
  • 1393, Junho, 25, Lisboa, em audiência - Escreve e valida a ratificação, feita pelo juiz João Afonso, no lugar do corregedor João Afonso Fuseiro, do emprazamento feito a João Esteves Valdovino, a sua mulher Catarina Lourenço e a uma terceira pessoa, referente a um casal de herdades de pão situado em Bolelas, termo de Sintra, propriedade do Hospital de D. Maria de Aboim (AML-AH, Livro I do Hospital de D. Maria de Aboim, doc. 15).
Língua: Português