50 anos Ponte 25 Abril: memórias em arquivo

Data: 2016-07-20

O Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), foi o local escolhido para a exposição do Arquivo Municipal de Lisboa, 50 anos Ponte 25 de Abril: memórias em arquivo, que inaugurou no dia 04 de agosto e estará patente ao público até 27 de outubro, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 20h00.

Esta exposição resulta de um trabalho de investigação desenvolvido pelo Arquivo Municipal de Lisboa, tendo em conta que a 6 de agosto de 2016 se completam 50 anos sobre a data de inauguração da Ponte 25 de Abril.

Construída entre novembro de 1962 e agosto de 1966, a edificação da ponte e dos seus acessos urbanos, foi um empreendimento de enorme magnitude que comportou desafios tecnológicos de engenharia, planeamento, conceção e execução.

O envolvimento da Câmara Municipal de Lisboa tornou-se indissociável de todo o projeto, uma vez que o território por onde se prolonga a extremidade norte da ponte é o do município da capital. Se o impacto económico, social e cultural que a ponte provocou no tecido urbano de Lisboa foi inegável, também a importância da ligação rodoviária entre as duas margens do rio Tejo transformou e potenciou o desenvolvimento de toda a região, com um alcance que se estendeu a todo o sul do país.

Por estas razões o Arquivo Municipal de Lisboa entendeu assinalar o cinquentenário desta incontornável efeméride, através da realização de uma exposição, com a qual se pretende dar a conhecer ao público um segmento importante do seu espólio, recorrendo a imagens inéditas, fotografias, plantas e projetos vários em arquivo, acompanhados do necessário enquadramento histórico.

Neste âmbito irão ser também promovidas visitas guiadas com os investigadores (Ana Saraiva, Denise Santos, Nuno Martins) assim como um ciclo de conferências, nos dias 20 e 27 de outubro, que irão decorrer no auditório do CIUL.