Arquivo adquire manuscrito

Data: 2018-12-17

livro dos picheleiros
No âmbito da sua missão de "promover a aquisição de espécies e coleções de interesse documental", o Arquivo Municipal de Lisboa comprou à Livraria Castro e Silva o Livro das conferências do ofício de picheleiro (1722).
O manuscrito, produzido no âmbito da atividade da Casa dos Vinte e Quatro, abrange temáticas relacionadas com aspetos genéricos da Corporação de Mesteres e assuntos específicos da esfera de ação de um dos grupos de mesteirais que a integrava: oficiais mecânicos de pichelaria (responsáveis pela transformação do ferro, cobre e outros metais).

Para a aquisição foram objeto de ponderação, entre outras, as seguintes mais valias:
  1. Maior exaustividade na disponibilização da informação relacionada com a Casa dos Vinte e Quatro (fundo à guarda do AML).
  2. Reforço do conhecimento a transmitir sobre parte do oficialato de uma das Corporações que, no período cronológico em questão tinha participação ativa no governo do município.
  3. Complemento (informação relacionada) dos livros de registo da Chancelaria da Cidade que incluem Cartas de examinação do ofício de picheleiro.
O livro será encaminhado para higienização e tratamento documental, para, em tempo útil, ser disponibilizado ao público.