BILHETES POSTAIS ILUSTRADOS

Data: 2020-04-30

Câmara Municipal de Lisboa, arquivo [ 19--] | Editor: Edição Costa [ entre 189- e 193-] | Código de referência: PT/AMLSB/BPI/000047
Acabamos de disponibilizar na nossa base de dados a coleção Bilhetes Postais Ilustrados (BPI). Trata-se de um conjunto documental composto por 855 bilhetes postais editados, aproximadamente, entre 1880 e 1940, desconhecendo-se o contexto de produção deste conjunto documental. O único instrumento de descrição que o Arquivo possui é um inventário manuscrito, elaborado na década de 80 do século XX.

O gosto pelo postal ilustrado data do final da década de oitocentos tendo este circulado em Portugal com enorme profusão. Desde o final do século XIX foram vários os editores, nacionais e estrangeiros, que se fixaram em Lisboa dando relevo à edição do postal. Devido à sua capacidade técnica e financeira colocaram no mercado grandes coleções, que chegaram até nós em lote ou individualmente.

Este conjunto, maioritariamente sobre a cidade de Lisboa, os seus monumentos, arquitetura, costumes e eventos sociais, apresenta ainda outras temáticas como retrato de atores e das personagens que representaram, escultores, músicos, pintores, políticos, reis, escritores e arquitetos.

Alguns dos editores representados nesta coleção de postais foram os mais importantes na época, como a Tabacaria Costa, F. A. Martins, Papelaria Progresso ou a Tabacaria Guedes, todos com estabelecimento comercial em Lisboa.
Também com alguma preponderância surgem postais da autoria de fotógrafos como Paulo Guedes, Eduardo Portugal ou José Artur Leitão Bárcia, igualmente representados no nosso Arquivo.

A coleção encontra-se disponível para consulta e reprodução aqui, através da expressão de pesquisa "postais ilustrados".