Catálogo do fundo Cassiano Branco

Data: 2020-07-20

Catálogo do Fundo Cassiano Branco disponível on-line

O Arquivo Municipal de Lisboa acaba de disponibilizar on-line o Catálogo do Fundo Cassiano Branco. A sua edição acontece por ocasião do 50º aniversário da morte do Arquiteto Cassiano Branco que se regista em 2020, e cujo espólio está à nossa guarda, cumprindo assim um duplo papel: o de divulgação deste arquivo particular e o da evocação do seu produtor.

O tratamento arquivístico deste fundo foi assegurado num primeiro momento em 1991, por ocasião da aquisição deste arquivo particular pela Câmara Municipal de Lisboa, e serviu de base à exposição "Cassiano Branco: uma obra para o futuro", que teve lugar no Cineteatro Éden, em Lisboa, no mesmo ano.

Desde então, a organização deste acervo foi revista e os seus registos descritivos validados, sem que no entanto se tenha disponibilizado ao público interessado, um instrumento de descrição que desse a conhecer a totalidade do arquivo deste importante arquiteto. Uma lacuna agora suprida com a disponibilização on-line desta publicação.

O fundo Cassiano Branco é constituído por um conjunto diversificado de estudos e projetos arquitetónicos, documentação particular e coleções, que documentam o percurso pessoal e profissional do arquiteto, permitindo melhor conhecer a sua obra. Encontra-se digitalizado e disponível online.

Este catálogo refere-se ao fundo Cassiano Branco e compreende os registos descritivos normalizados deste conjunto documental, desde o nível geral (fundo) até aos níveis específicos (documentos).

Nele se encontra documentação sobre o "Portugal dos Pequenitos", projetos para comércio e indústria, para concursos públicos, estruturas móveis, arquitetura habitacional e equipamentos de espetáculos, assim como projetos para equipamentos hidroelétricos, equipamentos turísticos, estudos e projetos de urbanismo, projetos para edifícios de utilização pública, estudos técnicos e científicos, documentação particular, mapas e plantas, cartazes, recortes e revistas, fotografias e postais.